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Título: Saberes matemáticos nas escolas itinerantes: complexos de estudos
Autor(es): Borges, Larissa Gehrinh
Orientador(es): Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
Palavras-chave: Escolas móveis - Paraná
Educação rural
Etnomatemática
Matemática - Estudo e ensino
Schools, Traveling - Paraná
Education, Rural
Ethnomathematics
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 1-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BORGES, Larissa Gehrinh. Saberes matemáticos nas escolas itinerantes: complexos de estudos. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Esta dissertação visa apresentar a organização das escolas itinerantes do estado do Paraná, as propostas presentes no plano de estudos dessas escolas e, em especial, olhar para a disciplina de Matemática nos complexos – unidade curricular desse plano de estudos – e nas porções da realidade. Também, confrontamos essa proposta com a realidade, buscando verificar como ela se efetiva (ou não) no Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi, mais especificamente, em aulas de Matemática. Para isso, foram realizadas 12 visitas ao Colégio, que se localiza a 70 quilômetros do município de Londrina. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e possui algumas características da pesquisa de campo etnográfica. Nela, contextualiza-se a Educação do Campo no Brasil e no estado do Paraná, o surgimento dessas escolas itinerantes, a realidade de uma dessas escolas, algumas contradições envolvidas em todo o processo e concluímos apresentando o produto educacional desta dissertação que se constitui em 11 crônicas, destinadas a professores que não são do campo mas que irão lecionar nessas escolas, desenvolvidas a partir das falas de alguns estudantes, situações vivenciadas na pesquisa de campo e um pouco de ficção.
Abstract: This Masters dissertation aims to present the organization of Itinerant Schools in the state of Paraná, the proposals present in the Plano de Estudos of these schools and in particular to look the Mathematics in the Complex Method and in the portions of reality. In addition, it aims to confront this proposal with reality, seeking to verify how effective it is (or not) in Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi, more specifically, in mathematics classes. For this, 12 visits were made to the school, with the aim of understanding how the teaching and learning process occurs in practice. This research has a qualitative character and has some characteristics of ethnographic field research. In it I contextualize Rural Education in Brazil and in the state of Paraná, the emergence of these Itinerant Schools, the reality of one of these schools, some contradictions involved in the whole process. I conclude by presenting the educational product of this dissertation that consists of 11 chronicles developed from the speeches of some students, situations experienced in field research and a bit of fiction. These chronicles are intended for teachers who are not from the countryside but who will teach at rural schools.
Descrição: Acompanha: De professor para professor: escola do campo, e agora?
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3046
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