Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30264
Título: Filosofia da matemática no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Mathematics philosophy in high school
Autor(es): Avelar, Henrique Pereira de
Orientador(es): Negrelli, Leônia Gabardo
Palavras-chave: Matemática - Filosofia
Matemática - Estudo e ensino
Filosofia
Matemática aplicada
Mathematics - Philosophy
Mathematics - Study and teaching
Philosophy
Applied mathematics
Data do documento: 8-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AVELAR, Henrique Pereira. Filosofia da matemática no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O propósito deste trabalho foi investigar possibilidades de abordagem de aspectos filosóficos da matemática em aulas regulares de matemática no Ensino Médio. Partindo do pressuposto de que, nesse nível de ensino, a ênfase em aspectos técnicos e aplicativos da matemática, em detrimento de aspectos históricos e filosóficos pode contribuir para o desinteresse e incompreensão dos estudantes, buscou-se pôr em evidência elementos filosóficos relacionados a três conteúdos matemáticos comumente tratados no Ensino Médio, a saber, sistemas de equações lineares, funções e conjuntos numéricos. A escolha desses temas deveu-se ao potencial de cada um deles para contemplar elementos previstos na BNCC e presentes em livros didáticos de matemática e de filosofia. Os encaminhamentos metodológicos adotados para a realização deste estudo incluem a consulta a documentos oficiais acerca da educação básica e da formação de professores, a exploração de livros didáticos de Filosofia indicados pelo PNLD nos anos 2012-2014 e 2015-2017, além da elaboração de propostas de abordagens para os referidos temas. Nelas destacam-se o convite a questionamentos, o espaço para imprecisões e a escolha de posicionamento que podem favorecer abordagens mais amplas, críticas e interdisciplinares de conteúdos, tanto no ensino médio como em cursos de licenciatura.
Abstract: The purpose of this work was to investigate possibilities of approaching philosophical aspects of mathematics in regular classes of mathematics in Brazilian high school. Assuming that, in this level of education, the emphasis on technical and applicatives aspects of mathematics instead of the historical and philosophical aspects can contribute to the student’s lack of interest and misunderstanding, we searched to highlight philosophical elements about three mathematical contents commonly treated in high school: systems of linear equations, functions and numerical sets. The choices of these themes was due to the potential to contemplate elements foreseen in BNCC and present in mathematics and philosophy textbooks. The methodological guidelines adopted to this study realization include consulting philosophy textbooks indicated by 2012-2014’s and 2015-2017’s PNLD, and the elaboration of proposals of approaches to the referred themes. In these proposals, we highlight the inviting to questioning , the possibilities of imprecisions and the choice of positioning that may support broader, critical and interdisciplinary approaches of the contents in the high school and graduation courses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30264
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
filosofiamatematicaensinomedio.pdf790,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons