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Título: Padronização de currículo e escapes do professor de matemática em uma escola do campo durante a pandemia de COVID-19
Título(s) alternativo(s): Curriculum standardization and mathematics teacher escapes in a rural school during the COVID-19 pandemic
Autor(es): Sene, Sara Lopes de
Orientador(es): Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
Palavras-chave: Educação rural
Currículos
Ensino via Web
Pandemias
Professores de matemática
Education, Rural
Education - Curricula
Web-based instruction
Pandemics
Mathematics teachers
Data do documento: 12-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SENE, Sara Lopes de. Padronização de currículo e escapes do professor de matemática em uma escola do campo durante a pandemia de COVID-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Devido à pandemia de Covid-19, várias adaptações foram realizadas nas redes públicas e privadas de ensino de todo o país pelos riscos de disseminação da doença. Na rede estadual de ensino do Paraná, foi feita uma padronização, de modo que os conteúdos passaram a ser determinados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) e deveriam ser seguidos por todos os professores, independentemente das condições e necessidades dos estudantes em cada contexto. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi compreender como o currículo imposto pela SEED-PR durante a pandemia de Covid-19 produz o professor de Matemática em uma escola do campo. A partir da análise qualitativa de quatro entrevistas realizada, conclui-se que, por um lado, a imposição de um planejamento pedagógico padronizado e a obrigatoriedade de realização de aulas síncronas virtuais, mesmo que os estudantes não tivessem acesso a elas, com presença esporádica de pessoas externas à escola, caracterizaram um sistema de vigilância - típico da sociedade disciplinar; por outro lado, a utilização de plataformas virtuais para realização das aulas e registro das atividades desenvolvidas em aula implicou na percepção de sempre haver um observador virtual e disperso - típico da sociedade de controle. Além dessas consequências diante do currículo padronizado, o professor traçou escapes, por meio de ações específicas para contornar a problemática por ele reconhecida no contexto dos estudantes dessa escola do campo, como a falta de acesso à internet, as dificuldades de comunicação e as dificuldades de aprendizagem com a utilização quase exclusiva de apostilas impressas. Na dissertação, consta também o produto educacional resultante desta pesquisa: um livro constituído por cartas de uma professora fictícia a múltiplos destinatários, contando sua realidade em uma escola do campo em tempos de pandemia, apresentando como lida com as dificuldades relacionadas ao currículo e os escapes que traça em seu dia a dia.
Abstract: Due to the Covid-19 pandemic, several adaptations were made in public and private school networks across the country due to the risks of disease dissemination. In the Paraná state school system, a sameness was made, so that the subjects were determined by the State Secretariat of Education and Sports of Paraná (SEED-PR) and should be followed by all of teachers, regardless from the conditions and needs from students in each context. In view of this, the purpose of this research was to understand how the program of studies imposed by SEED-PR during the Covid-19 pandemic outcome to the mathematics teachers in rural schools. From the qualitative analysis of four interviews, we achieve it, on the one hand, the imposition of a sameness pedagogical planning and the obligation to enjoy synchronous virtual classes, even if students had no access to it, with the random presence of people from outside the school, characterized a surveillance system - typical of the disciplinary society. On the other hand, the use virtual platforms to conduct classes and record the activities developed in class implied to the perception that there was always a virtual and dispersed observer – typical of the control society. In addition to these consequences in the face of the standardized curriculum, the teachers looked for, through specific actions to went around to the problems to recognized from the context of the students rural at the rural school, such as the lack of access to the internet, has difficulties communication and learning with the almost exclusive use of printed handouts. The dissertation also includes the educational product resulting from this research: a book consisting of letters from a fictitious teacher to multiple recipients, telling her reality in a rural school in times of pandemic, presenting how she deals with the difficulties related to curriculum and the changes in her daily lives.
Descrição: Acompanha: Cartas de escapes de uma escola do campo
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30136
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