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Título: O saber indígena Kaingang: historiografia, etnociência e educação científica
Título(s) alternativo(s): The Kaingang indigenous knowledge: historiography, ethnocience and scientific education
Autor(es): Gaudêncio, Jéssica da Silva
Orientador(es): Martins, Décio Ruivo
Palavras-chave: Indígenas
Índios Kaingang
Etnociência
Ciência - História
Ciência - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
Indians
Kaingang Indians
Ethnoscience
Science - History
Science - Study and teaching
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 30-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GAUDÊNCIO, Jéssica da Silva. O saber indígena Kaingang: historiografia, etnociência e educação científica. 2022. Tese (Doutorado em História das Ciências e Educação Científica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Os indígenas da etnia Kaingang estão entre os povos indígenas mais numerosos do Brasil. Pertencentes à família linguística Jê, integram o ramo Jê Meridionais, localizados nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente ocupam mais de 40 Terras Indígenas, com população estimada em mais de 40 mil. Esta tese de Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica (Universidade de Coimbra) em acordo de cotutela com o Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) envolve história, ciência e cultura num enfoque em estudos sobre as formas de se considerar a natureza, de como o homem desenvolveu suas técnicas dentro de diferentes contextos tradicionais, e ao mesmo tempo investiga sua inter­relação com outras formas de conhecimentos e suas transformações na história. Esta pesquisa possui dois grandes enfoques, sendo o primeiro com objetivo fazer um levantamento historiográfico da cultura indígena Kaingang em relação aos conhecimentos e saberes indígenas desta etnia. Pretende­se demonstrar, a partir de levantamento histórico, como desenvolveram suas práticas e ao mesmo tempo interpretá­las sob o ponto de vista do conhecimento científico. O segundo enfoque consiste no desenvolvimento de uma atividade educacional em forma de unidade didática para explicações de conteúdos e práticas relacionados a ciências a partir de outras formas do saber. Esse tipo de abordagem poderá possibilitar o ensino de conceitos científicos ou até mesmo interdisciplinar, a partir da seleção dos saberes indígenas que apresentem status de etnociência, tornando­se uma atividade atraente para um trabalho de contextualização apoiado no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), propondo uma aproximação entre os saberes indígenas, a ciência e os alunos, além de reforçar a valorização da cultura indígena brasileira, e em especial a cultura indígena Kaingang.
Abstract: The indigenous people of the Kaingang ethnic group are among the most numerous indigenous peoples in Brazil. Belonging to the Jê linguistic family, they are part of the Jê Meridional branch, located in the states of São Paulo, Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. They currently occupy more than 40 Indigenous Lands, with an estimated population of over 40,000. This PhD thesis in Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica (Coimbra University) in accordance with the Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) involves history, science and culture in a focus on studies on the ways of considering nature, of how man developed his techniques within different traditional contexts, and at the same time investigates its interrelationship with other forms of knowledge and its transformations in history. This research has two main focuses, the first with the objective of making a historiographical survey of the Kaingang indigenous culture in relation to the indigenous knowledge and knowledge of this ethnic group. It is intended to demonstrate, from a historical survey, how their practices developed and at the same time interpret them from the point of view of scientific knowledge. The second focus is the development of an educational activity in the form of a didactic unit to explain science­related content and practices from other forms of knowledge. This type of approach may enable the teaching of scientific or even interdisciplinary concepts, based on the selection of indigenous knowledge that have the status of ethnoscience, making it an attractive activity for contextualization work supported by the Science, Technology and Society (STS) approach, proposing a rapprochement between indigenous knowledge, science and students, in addition to reinforcing the appreciation of Brazilian indigenous culture, and in particular the Kaingang indigenous culture.
Descrição: Acompanha produção técnica: Ensino de fermentação alcoólica a partir da contextualização do etnoconhecimento indígena Kaingang com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30031
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