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Título: Será um sonho pela metade? Reflexões e percepções sobre relações de gênero, raça e classe vivenciadas na formação e no espaço laboral de técnicas/os do eixo ambiente e saúde do IFPR
Título(s) alternativo(s): Is it a partly fullfilled dream? Reflections and perceptions on gender, race and class relations experienced in the training and workspace of technicians from the environment and health axis of IFPR
Autor(es): Incerti, Tânia Gracieli Vega
Orientador(es): Casagrande, Lindamir Salete
Palavras-chave: Identidade de gênero na educação
Raças
Classes sociais
Formação profissional
Ensino profissional
Mercado de trabalho
Tecnologia
Educação - Inovações tecnológicas
Trabalho - Aspectos sociais
Gender identity in education
Race
Social classes
Occupational training
Professional education
Labor market
Technology
Education - Technological innovations
Work - Social aspects
Data do documento: 7-Out-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: INCERTI, Tânia Gracieli Vega. Será um sonho pela metade? reflexões e percepções sobre relações de gênero, raça e classe vivenciadas na formação e no espaço laboral de técnicas/os do eixo ambiente e saúde do ifpr. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A pesquisa apresentada nesta tese tem por finalidade o aprofundamento e descoberta de outros conhecimentos no que se refere à discussão sobre as relações de gênero na Educação Profissional e Tecnológica. Com a realização de uma pesquisa de mestrado, se observou que, para compreender as relações de gênero nesse espaço, havia a necessidade de trabalhar também com as categorias raça e classe, bem como ampliar o universo de pesquisa, buscando a percepção de outras/os participantes, também parte da comunidade escolar do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Assim, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar percepções de pessoas egressas do IFPR sobre as relações de gênero, raça e classe, manifestas no processo de formação profissional e suas implicações no mercado de trabalho. Para tal, tem como participantes egressas/os de cursos subsequentes do Eixo Ambiente e Saúde do IFPR. Os cursos que integram esse eixo são ofertados nos campi Curitiba e Londrina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva/interpretativa, com duas técnicas para a construção das informações: questionário online respondido por 162 egressas/os do período de 2015 a 2019 dos cursos Técnico Subsequente em Enfermagem, Técnico Subsequente em Massoterapia, Técnico Subsequente em Prótese Dentária, Técnico Subsequente em Radiologia e Técnico Subsequente em Saúde Bucal do Instituto Federal do Paraná; e entrevista semiestruturada realizada com 20 participantes dos cursos anteriormente mencionados. Como principais resultados, observamos que as implicações das relações de gênero, raça e classe são proeminentes no espaço de trabalho dessas/es egressas/os e são por elas/es percebidas. Destaca-se a relevância desta pesquisa ao trazer à tona o debate teórico do tema, ainda escasso na instituição, bem como se apresentar como uma possível proposição de ações no espaço escolar.
Abstract: The research presented in this thesis aims to deepen and discover various knowledge regarding the discussion on gender relations in Vocational and Technological Education. Throughout the development of a master’s degree research, one could observe that the comprehension of the gender relations engaged in this space depended on the work with other categories, such as race and class, as well as the expansion of the research range to seek the perception of other participants, also part of the school community of the Federal Institute of Paraná – IFPR. Therefore, this research has the general objective of analyzing IFPR’s egress students’ perceptions of gender, race, and class relations, manifested in the process of professional education and its implications in the labor market. Hence, its participants are from Technological programs of the Axis Environment and Health of IFPR, which integrate this axis and are offered in the Curitiba and Londrina campuses. This research is qualitative, of descriptive/interpretive nature, carried out with two techniques for the construction of information: online questionnaire answered by 162 egress students who studied in the Technical in Nursing, Technical in Massage Therapy, Technical in Dental Prosthesis, Technical in Radiology and Technical in Oral Health at IFPR between 2015 to 2019, and a semistructured interview conducted with 20 participants of the previously mentioned programs. As main results we observed that the implications of gender, race and class relations are prominent in the workspace of these former students and are perceived by them. We highlight the relevance of this research by bringing to light the theoretical debate on the theme, still scarce in the institution, as well as presenting itself as a possible proposition of actions in the school space.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30027
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