Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30019
Título: O uso da “situação problema” como prática investigativa para o ensino de pilhas
Título(s) alternativo(s): The use of the “problem situation” as an investigative practice for the teaching of batteries
Autor(es): Borre, Mariane Rafaela
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Método de projeto no ensino
Learning strategies
Teaching - Aids and devices
Project method in teaching
Data do documento: 21-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BORRE, Mariane Rafaela. O uso da “situação problema” como prática investigativa para o ensino de pilhas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: A desmotivação dos alunos em relação aos seus estudos, vem constantemente influenciando seus professores, no que diz respeito as novas metodologias de ensino com o intuito de reativar o interesse dos alunos. A disciplina de química muitas vezes é julgada de forma errônea, chata, difícil e complicada, principalmente quando se trata do aluno imaginar seus fenômenos e a importância da disciplina na vida dos mesmos. A abordagem tradicional geralmente utilizada pela grande maioria dos professores, pode estar diretamente relacionada com o julgamento que os alunos têm referente à disciplina. Sendo assim, o presente trabalho almeja apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino de Pilhas, com a prerrogativa de apresentar uma forma mais atrativa para os alunos na compreensão do conteúdo de eletroquímica. Através do presente trabalho, objetivou-se fazer com que o aluno perceba a possibilidade e a importância de ver a química em materiais do seu dia a dia e como eles reagem entre si para a transformação de energia.
Abstract: The demotivation of students in relation to their studies has been constantly influencing their teachers, about new teaching methodologies to reactivate students' interest. The discipline of chemistry is often judged erroneously, boring, difficult and complicated, especially when it comes to the student imagining its phenomena and the importance of the discipline in their lives. The traditional approach generally used by most teachers can be directly related to the judgment that students have regarding the subject. Therefore, the present work aims to present a proposal for a didactic sequence for the teaching of Batteries, with the prerogative of presenting a more attractive way for students to understand the content of electrochemistry. Through the present work, the objective was to make the student realize the possibility and importance of seeing chemistry in materials of their day to day and how they react with each other for the transformation of energy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30019
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usosituacaoproblemapratica.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons