Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30018
Título: O uso de simuladores como estratégia didática para ensino análogo aos conceitos e fenômenos químicos dos gases
Título(s) alternativo(s): The use of simulators as a teaching strategy for teaching analogous to the chemical concepts and phenomena of gases
Autor(es): Cunha, Amanda Roberta da
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliaries
Software de aplicação
Learning strategies
Teaching - Aids and devices
Application software
Data do documento: 24-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CUNHA, Amanda Roberta da. O uso de simuladores como estratégia didática para ensino análogo aos conceitos e fenômenos químicos dos gases. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: Ao longo do tempo os professores deparam-se com a falta de motivação dos seus alunos em sala de aula. A matéria de química vem sendo julgada como maçante e de difícil compreensão devido a abordagem tradicional e a complexidade dos conceitos onde parte dos professores não buscam maneiras inovadoras de trabalhar o conteúdo de forma mais atrativa. Diante deste cenário cabe aos docentes buscarem alternativas para que a disciplina se torne mais atrativa, instigante e compreensiva. Levando em consideração os fatos, este presente trabalho traz uma proposta de uma sequência didática sobre os Gases, tendo como objetivo trazer a vivência do laboratório dentro da sala de aula, sem ter os mesmos riscos que um laboratório convencional apresenta. O uso do simulador Phet Colorado trouxe para a sala de aula um pouco do que seria possível trabalhar em um laboratório usual, aliando a prática com a teoria, o que torna a disciplina de Química mais atrativa e divertida, fazendo com que o aluno compreenda o conteúdo de maneira mais objetiva, pois faz com que o discente associe o que está sendo estudado com o seu cotidiano.
Abstract: Over time teachers are left with the lack of motivation of their students in the classroom. The matter of chemistry has been judged as dull and difficult to understand due to the traditional approach and the complexity of concepts where part of teachers do not seek innovative ways to work the content in a more attractive way. Given this scenario, it is up to the teachers to seek alternatives so that the discipline becomes more attractive, thought-provoking and understanding. Taking into account the facts, this work brings a proposal of a didactic sequence on gases, aiming to bring the experience of the laboratory inside the classroom, not having the same risks that a conventional laboratory presents. The use of the Phet Colorado simulator brought to the classroom some of what would be possible to work in a usual laboratory, combining practice with theory, which makes the chemistry discipline more attractive and fun, making the student understand the content more objectively, because it causes the student to associate what is being studied with his daily life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30018
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usosimuladoresestrategiadidatica.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons