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Título: Atividades experimentais na formação inicial dos professores de química: uma integração com os documentos norteadores da educação básica a luz de Bachelard
Título(s) alternativo(s): Experimental activities in the initial formation of chemistry teachers: an integration with the documents that guides the basic education according to Bachelard
Autor(es): Weiss, Jean Pscheidt
Orientador(es): Lambach, Marcelo
Palavras-chave: Professores - Formação
Aprendizagem baseada em problemas
Química - Estudo e ensino
Educação
Bachelard, Gaston, 1884-1962
Teachers, Training of
Problem-based learning
Chemistry - Study and teaching
Education
Data do documento: 27-Jul-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WEISS, Jean Pscheidt. Atividades experimentais na formação inicial dos professores de química: uma integração com os documentos norteadores da educação básica a luz de Bachelard. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: As atividades experimentais são parte estrutural das disciplinas da área específica de Química, as quais estão em maior quantidade, nos cursos de licenciatura em Química. Devido a racionalidade técnica subjacente a história, políticas educacionais e formadores de professores, o caráter bacharelesco prevalece nas atividades experimentais das disciplinas específicas de Química. Essas disciplinas têm a inclinação de apresentar uma forte orientação epistemológica empirista-indutivista, em que as atividades experimentais tendem a induzir os estudantes a entenderem o conhecimento científico proveniente prioritariamente da experimentação, descolado da matriz teórica que o direciona como possibilidade de verdade. Além disso, a maioria dessas disciplinas também não consideram os propósitos do curso de licenciatura direcionados pelos documentos para formação de professores para atuar na educação básica. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é propor uma ação pedagógica, na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o uso de atividades experimentais na licenciatura em Química considerando os obstáculos pedagógicos sobre o conceito de calor. A pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo participativa. Devido a pandemia COVID-19, a pesquisa ocorreu de forma remota. Dos 31 estudantes matriculadas na disciplina Práticas em Química Geral do curso de licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ecoville, Curitiba – PR, apenas 12 participaram do início ao fim. Os dados foram gerados a partir do questionário inicial, da resolução de uma situaçãoproblema ABP sobre o conceito de “calor”, de um plano de trabalho docente desenvolvido e da autoavaliação. A análise dos materiais se deu com uso da Análise de Conteúdo categorial. Os dados gerados a partir dos instrumentos de coleta passaram a constituir o corpus, sobre o qual foram constituídas categorias a priori, fundamentadas em sete elementos construtivistas e nos sete obstáculos pedagógicos associados aos obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard (1884-1962). Além disso, emergiram categorias a posteriori. Após a utilização do produto educacional, a pesquisa revelou que a ABP pode contribuir para integrar os conceitos específicos da Química com os pedagógicos, em atividades experimentais na disciplina Práticas em Química Geral, além de combinar o diálogo, ação e reflexão. Em relação ao conceito específico “calor”, notou-se que o conhecimento e a identificação dos obstáculos pedagógicos a serem considerados em todas as etapas da ABP podem possibilitar adequações aos processos de ensino, de modo a possibilitar a apropriação deste conceito pelos estudantes de licenciatura.
Abstract: Experimental activities are a structural part of the disciplines in the specific area of Chemistry, which are in greater quantity in the degree courses in Chemistry. Due to the technical rationality underlying the history, educational policies and teacher educators, the bachelor’s character prevails in the experimental activities of the specific disciplines of Chemistry. These disciplines tend to present a strong empiricist-inductivist epistemological orientation, in which experimental activities tend to induce students to understand scientific knowledge primarily derived from experimentation, detached from the theoretical matrix that directs it as a possibility of truth. In addition, most of these subjects also do not consider the purposes of the licensure course directed by the documents for training teachers to work in basic education. Thus, the aim of this research is to propose a pedagogical action, from the perspective of Problem-Based Learning (PBL), with the use of experimental activities in the degree in Chemistry, considering the pedagogical obstacles on the concept of heat. The research was characterized as qualitative and participatory. Due to the COVID-19 pandemic, the research took place remotely. Of the 31 students enrolled in the discipline Practices in General Chemistry of the degree in Chemistry at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ecoville campus, Curitiba – PR, only 12 participated from start to finish. Data were generated from the initial questionnaire, from the resolution of a PBL problem situation on the concept of “heat”, from a developed teaching work plan and from self-assessment. The analysis of the materials took place using Categorical Content Analysis. The data generated from the collection instruments became the corpus, on which a priori categories were constituted, based on seven constructivist elements and on the seven pedagogical obstacles associated with the epistemological obstacles of Gaston Bachelard (1884- 1962). In addition, a posteriori category emerged. After using the educational product, the research revealed that PBL can contribute to integrating the specific concepts of Chemistry with the pedagogical ones, in experimental activities in the subject Practices in General Chemistry, in addition to combining dialogue, action and reflection. Regarding the specific concept “heat”, it was noted that the knowledge and identification of pedagogical obstacles to be considered at all stages of PBL can allow adjustments to the teaching processes, to enable the appropriation of this concept by undergraduate students.
Descrição: Acompanha: Atividades experimentais na formação inicial dos professores de Química integrados com a educação básica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29940
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