Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29235
Título: Filmes cinematográficos e aprendizagem significativa em matemática: implementação de uma intervenção pedagógica com alunos do sétimo ano
Título(s) alternativo(s): Movies and meaningful learning: aplication of a pedagogical intervention with seventh grade students
Autor(es): Santos, Felix Penna dos
Orientador(es): Colombo, Janecler Aparecida Amorin
Palavras-chave: Aprendizagem
Filme cinematográfico
Matemática - Estudo e ensino
Learning
Motion picture film
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 30-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANTOS, Felix Penna dos. Filmes cinematográficos e aprendizagem significativa em matemática: implementação de uma intervenção pedagógica com alunos do sétimo ano. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições e desafios da criação e implementação de uma intervenção pedagógica no sétimo ano do Ensino Fundamental. Visando o favorecimento da aprendizagem significativa de matemática, utilizou-se como instrumento didático, o filme "Estrelas Além do Tempo". Para realizar a intervenção, utilizou-se uma sequência de ensino, contendo: a) uma atividade de motivação que envolve temas transversais e matemática; b) a exibição do filme cinematográfico “Estrelas além do tempo”; c) debate sobre os temas presentes no filme; e d) uma atividade de encerramento. Esta pesquisa tem natureza qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Os dados foram coletados por meio de diário de campo do pesquisador (filmagens áudios e anotações), registros documentais da sequência de ensino (listas de atividades e questionários) e via protocolo de respostas dos participantes da pesquisa. Realizou-se a análise de dados pelos procedimentos da análise de conteúdo propostos por Laurence Bardin (1977). Os dados coletados apontaram como desafios para a elaboração da sequência de ensino o critério de seleção do filme, a necessidade da imersão na linguagem cinematográfica e elaboração de atividades articuladas aos temas do filme e a adaptação ao regulamento do colégio. Foram identificados como contribuições da elaboração a possibilidade de criar significados para contextos não-rotineiros e ampliação de ferramentas didáticas do professor pesquisador. Na etapa da implementação da sequência de ensino, verificou-se como desafios a adequação do espaço físico para a exibição do filme e do tempo da atividade. Como benefícios foram identificados a pré-disposição dos alunos para a atividade, indícios de atribuição de novos significados para os subsunçores: mulheres na ciência, segregação racial e equações. E a possibilidade de se trabalhar com um gênero de filme incomum aos favoritos dos estudantes do sétimo ano. Espera-se que as contribuições desta pesquisa sirvam de base para futuras intervenções utilizando filmes cinematográficos no ensino de matemática e, concomitantemente, que a sequência de ensino proposta seja utilizada por outros professores.
Abstract: The aim of this research was to analyze the contributions and challenges of creating and aplying a pedagogical intervention in the 7th grade of elementary school. We used the movie "Hidden Figures" as a didatic tool to improve meaningful learning in mathematics. To realize the intervention, we used a study sequence including: a) a motivational activity envolving transversal themes and mathematics; b) "Hidden Figures" movie exhibition; c) debate about the movie subjects; and d) an ending activy. This is a qualitative research , of the pedagogical intervention type. Data was collected by field jornal (film footage, audio and notes), documentary records of teaching squences (activity lists and quizz) and protocols of participants answers. Data analysis was made following procedures described by Bardin (1977). The collected data pointed out as challenges for the elaboration of the teaching sequence the criterion of selection of the film, the need for immersion in the cinematographic language and the elaboration of activities articulated to the themes of the film and the adaptation to the regulation of the school. The possibility of creating meanings for non-routine contexts and the expansion of didactic tools for the researcher teacher were identified as contributions of the elaboration. In the stage of implementation of the teaching sequence, it was verified as challenges the adequacy of the physical space for the exhibition of the film and the time of the activity. As benefits were identified the students' predisposition to the activity, evidence of attribution of new meanings to the subsumers: women in science, racial segregation and equations. And the possibility of working with a film genre that is unusual for the seventh grade students. We expect that the results of this research serve as a basis to future intervations using movies in mathematics teaching, and, the teaching sequence propose to be used by other mathematics teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29235
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
filmesaprendizagemsignificativamatematica.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons