Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29137
Título: Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências
Título(s) alternativo(s): Archeology in the classroom: proposals for an interdisciplinary work in the discipline of sciences
Autor(es): Novais, Renata Fermino
Orientador(es): Ghisi, Nédia de Castilhos
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Arqueologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Science - Study and teaching
Archaeology
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 18-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: NOVAIS, Renata Fermino. Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de Ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática trabalhar a Arqueologia de maneira interdisciplinar na disciplina de Ciências. As atividades propostas foram embasadas no novo currículo da cidade de São Paulo, visando atender os alunos do ciclo autoral, que se caracteriza por estimular o desenvolvimento da autoria e responsabilidade por meio de projetos de intervenção social. Foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao quanto a Arqueologia tem sido trabalhada em sala de aula, em especial, na disciplina de Ciências. Os resultados da pesquisa com os estudantes, assim como a literatura, demonstraram que há pouquíssimos trabalhos sendo desenvolvidos com esse enfoque interdisciplinar. Diante disso este trabalho propôs algumas sugestões para que os docentes de Ciências trabalhem o conteúdo Arqueologia de maneira interdisciplinar nas aulas de Ciências, utilizando como base os objetivos do novo currículo da cidade de São Paulo.
Abstract: This work had as its theme the work of Archeology in an interdisciplinary way in the discipline of Sciences. The proposed activities were based on the new curriculum of the city of São Paulo, aiming at attending the students of the author cycle, which is characterized by encouraging the development of authorship and responsibility through social intervention projects. A bibliographical survey was carried out regarding how much Archeology has been worked in the classroom, especially in the discipline of Sciences. The results of the research with the students, as well as the literature, have shown that there are very few works being developed with this interdisciplinary approach. Inview of this, this work proposed some suggestions for the science teachers to work the Archeology contentinan interdisciplinary way in the science classes, using as basis the objectives of the curriculum of the city of São Paulo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29137
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_50.pdf461,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.