Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Marcos Vinícius Faian-
dc.date.accessioned2022-07-06T14:08:18Z-
dc.date.available2022-07-06T14:08:18Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcos Vinícius Faian. A Física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de documentos curriculares orientadores da rede municipal de ensino de Curitiba. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29020-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the changes present in the curriculum documents adopted by schools in the municipal network of Curitiba in the last thirty years, especially those related to Science Teaching in the early years, with a focus on Physics contents. This is qualitative research of the documentary type, and the material evaluated corresponds to the following documents: the Basic Curriculum of Public Schools in the State of Paraná (1990), the National Curriculum Parameters – teaching from 1st to 4th grades (1997) and the Curriculum of Elementary School of Curitiba (2016). For data analysis, the Discursive Textual Analysis methodology was used to construct the analysis categories. As a result, it was observed that the knowledge of Physics is present in the three documents, but they gain greater emphasis and articulation with interdisciplinary approaches in the most recent documents. Furthermore, it was possible to understand the contribution of the historical context in the construction of curricula and to identify the curricular theories that permeate each document. It is concluded that it is necessary to improve the initial and continuing education of teachers who work in the initial grades of elementary school, só that they can also address Physics in the body of knowledge in Natural Sciences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPublic schools - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleA Física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de documentos curriculares orientadores da rede municipal de ensino de Curitibapt_BR
dc.title.alternativePhysics in the early years of elementary education: an analysis of curriculum documents guidelines of the Curitiba municipal education networkpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as mudanças presentes nos documentos curriculares adotados pelas escolas da rede municipal de Curitiba nos últimos trinta anos, especialmente aquelas relacionadas ao Ensino de Ciências nos anos iniciais, com enfoque em conteúdos de Física. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, sendo o material avaliado correspondente aos seguintes documentos: o Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (1990), os Parâmetros Curriculares Nacionais – ensino de primeira à quarta série (1997) e o Currículo do Ensino Fundamental de Curitiba (2016). Para análise dos dados, foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva para a construção das categorias de análise. Como resultados, observou-se que conhecimentos da Física estão presentes nos três documentos, mas ganham maior ênfase e articulação com abordagens interdisciplinares nos documentos mais recentes. Ainda, foi possível compreender a contribuição do contexto histórico na construção dos currículos e identificar as teorias curriculares que permeiam cada documento. Conclui-se que é preciso aprimorar a formação inicial e continuada de professores que trabalham com as séries iniciais do ensino fundamental, para que tenham condições de abordar também a Física no conjunto dos conhecimentos das Ciências da Natureza.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Roehrig, Silmara Alessi Guebur-
dc.contributor.referee1Roehrig, Silmara Alessi Guebur-
dc.contributor.referee2Stremel, Silvana-
dc.contributor.referee3Alves, João Amadeus Pereira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fisicaensinofundamental.pdf442,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons