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Título: Equações de Maxwell no ensino médio: uma proposta de material didático temático
Título(s) alternativo(s): Maxwell’sequations in high school:a proposal for a thematic didactic material
Autor(es): Silva, Amanda Claudia Malagi da
Orientador(es): Lenz, Jorge Alberto
Palavras-chave: Eletromagnetismo
Física - Experiências
Física - Estudo e ensino
Livros didáticos
Electromagnetism
Physics - Experiments
Physics - Study and teaching
Textbooks
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Amanda Claudia Malagi da. Equações de Maxwell no ensino médio: uma proposta de material didático temático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O eletromagnetismo clássico estuda a unificação entre os fenômenos elétricos, magnéticos e ópticos, e é fundamentalmente baseado nas quatro equações de Maxwell. Dada a importância destas equações para a teoria eletromagnética, este trabalho apresenta uma proposta de material didático para a sua abordagem no ensino de eletromagnetismo, em nível médio, a partir de algumas demonstrações experimentais. Para isso, analisa, de maneira qualitativa, a abordagem das equações fundamentais do eletromagnetismo em alguns livros didáticos do ensino médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Debate sobre a importância das atividades experimentais no ensino de física. Discorre sobre a teoria de transposição didática de Chevallard, sobre materiais e sequências didáticas. Conclui que as equações do eletromagnetismo são pouco discutidas nos livros didáticos de física do ensino médio, e que as atividades experimentais são essenciais para compreensão dos fenômenos eletromagnéticos e das equações que os descrevem, tal como proposto no material didático desenvolvido.
Abstract: Classical electromagnetism studies the unification among electric, magnetic and optical phenomena, and it is fundamentally based on the four Maxwell’s equations. Given the importance of these equations for the electromagnetic theory, this work presents a proposal of didactic material for its approach to the teaching of electromagnetism at high school level, based on experimental demonstrations. For this, analyses, in a qualitative way, the approach of the fundamental equations of electromagnetism in some high school textbooks, approved by the PNLD. Discusses about the importance of experimental activities to the physics teaching. Discusses about Chevallard’s theory of didactic transposition, didactic materials and didactic sequences. Concludes that the electromagnetism equations are little discussed in the high school physics textbooks and that experimental activities are essential for the comprehension of electromagnetic phenomena and the equations that describe them, as proposed in the developed didactic material.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29015
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