Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28905
Título: | Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática |
Título(s) alternativo(s): | Criativity in solving problem: mobilized aspects during teaching-learning of mathematics |
Autor(es): | Minella, Leandro Henrique Gonçalves |
Orientador(es): | Justulin, Andresa Maria |
Palavras-chave: | Criatividade Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Ensino via Web Creative ability Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) Web-based instruction |
Data do documento: | 4-Mar-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | MINELLA, Leandro Henrique Gonçalves. Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo geral analisar quais aspectos da criatividade são mobilizados por estudantes e de que modo são utilizados em uma oficina de Resolução de Problemas desenvolvida de modo remoto. A implementação dos problemas ocorreu em cinco encontros síncronos, por meio do Google Meet e Microsoft Teams, e com atividades assíncronas via Google Classroom e discussões dos problemas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. A abordagem da pesquisa é qualitativa, e 19 alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio do norte pioneiro paranaense, foram os participantes. Os métodos utilizados para a produção de dados foram análise documental e observação participante. Os dados foram registrados por meio da gravação dos encontros síncronos e dos áudios das discussões enviados no aplicativo de mensagem, do diário de campo do pesquisador e das produções, individuais e em grupo, dos problemas propostos. A partir dos dados da pesquisa e apoiando-se nos referenciais teóricos, observou-se o aspecto da fluência, à medida que os participantes utilizam as medidas de capacidade para representar ideias que inicialmente eram algébricas; da flexibilidade, à medida que fazem a operação de adição para tratar de múltiplos; que as respostas mais originais são caracterizadas por aquelas que aparecem com menor frequência; que a avaliação é decisiva na hora de selecionar ideias que serão apresentadas na plenária e que a redefinição foi mobilizada, nos grupos, no momento em que os alunos debateram as contribuições individuais. Como resultado do Mestrado Profissional, um produto educacional foi desenvolvido, a fim de auxiliar o professor de Matemática que queira explorar a temática, e convidá-lo a propor desde um problema matemático com potencial criativo até uma oficina de Criatividade em Matemática. |
Abstract: | The general objective of this research is to analyze which creativity aspects are mobilized by students, and how they are used in a Problem Solving workshop developed in a remote way. The problems implementation occurred in five synchronous meetings through Google Meet and Microsoft Teams, and by using asynchronous activities through Google Classroom, and problems discussion by WhatsApp message app. The research approach is qualitative, and the participants were 19 students of 7º graders of Elementary School from a pioneer school in the north of Paraná. The methods used to data production were documental analysis and participant observation. Data were registered through the recording of synchronous meetings and of audio of discussion sent in the app of message, by the researcher's field diary and by the individual and group productions of the proposed problems. Based on research data and theorical references it was observed the fluency aspect, as participants use measures of ability to represent ideas that were initially algebraic; of flexibility, as they perform the addition operation to handle multiples; that original responses are characterized by those show in a minor frequency; that the evaluation is decisive when selecting ideas that will be presented in the plenary and that the redefinition was mobilized, in the groups, at the moment when the students discussed the individual contributions. An educational product was developed as a results of the Professional Master Degree, in order to assist the mathematics teacher who want to explorer the theme, and invite him to propose from a mathematical problem with creative potential to a workshop on Creativity in Mathematics. |
Descrição: | Acompanha: Criativimat: uma proposta para desenvolver a criatividade através da resolução de problemas |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28905 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
criatividaderesolucaoproblemas.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
criatividaderesolucaoproblemas_produto.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons