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Título: Corrosão em pistões automotivos através de técnicas eletroquímicas em solução de cloreto de sódio com diferentes concentrações
Título(s) alternativo(s): Corrosion on automotive pistons by electrochemical techniques in sodium chlorides solution with different concentrations
Autor(es): Antunes, Luiz Henrique
Orientador(es): Silveira, Wagner da
Palavras-chave: Automóveis - Peças
Alumínio - Corrosão
Histerese
Automobiles - Parts
Aluminum - Corrosion
Hysteresis
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: ANTUNES, Luiz Henrique. Corrosão em pistões automotivos através de técnicas eletroquímicas em solução de cloreto de sódio com diferentes concentrações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Resumo: As ligas de alumínio têm sido amplamente utilizadas na fabricação de peças automotivas, em virtude de sua resistência, baixa densidade e em decorrência da formulação de diversos tipos de ligas O objetivo desta pesquisa foi identificar a capacidade de resistência à corrosão de um pistão de automóvel feito com uma liga de alumínio quando submetido a ensaio de polarização cíclica com diferentes concentrações de uma solução de NaCl. Neste trabalho, foi realizada a identificação das fases existentes na superfície do material através da técnica de espectroscopia de energia dispersiva EDXS e a caracterização microestrutural, por meio das imagens obtidas pelo método de microscopia óptica MO e microscopia eletrônica de varredura MEV. Na análise de MO com magnificação de 500X, foi observada a presença de 4 regiões distintas na superfície, em virtude da diferente coloração. Posteriormente, foi efetuada a imagem da superfície com MEV para a identificação da composição química destas fases com EDXS. As medidas foram feitas em triplicata e através da sua composição química foram constatadas as fases com base nos dados aproximados da técnica com a literatura. Logo, os dados obtidos nas regiões 1, 2, 3 e 4 se aproximaram das fases Al-α, β de sílico, Al9FeNi, π-Al8Si6Mg3Fe respectivamente. Durante as medidas eletroquímicas, os resultados mostraram que, para as soluções mais concentradas de cloreto (0,6 e 0,1 molL-1 de NaCl), houve uma maior tendência a corrosão em potencial de circuito aberto. Em virtude desta agressividade, foi realizado o ensaio de PCA em uma solução mais branda de (NaCl 0,001 molL-1 + 0,1 molL-1 de Na2SO4). A solução de sulfato foi adicionada para evitar os efeitos de queda ôhmica, onde foi proporcionado melhores resultados, sendo empregada na técnica de polarização cíclica. Apesar da resistência na técnica de PCA, o material se mostrou frágil nos ensaios de polarização devido a formação de pites, além do efeito de histerese positiva observado durante as trajetórias das curvas de polarização. Na análise de composição química por fluorescência de raios-X, foram identificadas a presença dos seguintes elementos: Al, Si, Mg, Cu, Fe, P Ni, que estão associados a formulação do material, onde suas composições devem ser rigorosamente controladas para evitar a formação de pilhas de corrosão.
Abstract: Aluminum alloys have been widely used in the manufacture of automotive parts, due to their strength, low density and due to the formulation of different types of alloys. The objective of this research was to identify the corrosion resistance capacity of an automobile piston made. with an aluminum alloy when subjected to cyclic polarization test with different concentrations of a NaCl solution. In this work, the identification of the existing phases on the surface of the material was carried out through the EDXS energy dispersive spectroscopy technique and the microstructural characterization, through the images obtained by the MO optical microscopy and SEM scanning electron microscopy methods. In the OM analysis with 500X magnification, the presence of 4 distinct regions on the surface was observed, due to the different coloration. Subsequently, the surface was imaged with SEM to identify the chemical composition of these phases with EDXS. The measurements were made in triplicate and through its chemical composition the phases were verified based on the approximate data of the technique with the literature. Therefore, the data obtained in regions 1, 2, 3 and 4 approximated the phases Al-α, β of silica, Al9FeNi, π-Al8Si6Mg3Fe respectively. During the electrochemical measurements, the results showed that, for the most concentrated solutions of chloride (0.6 and 0.1 molL-1 of NaCl), there was a greater tendency to corrosion in open circuit potential. Due to this aggressiveness, the PCA test was carried out in a milder solution of (NaCl 0.001 molL-1 + 0.1 molL-1 of a2SO4). The sulfate solution was added to avoid the ohmic drop effects, which provided better results, being used in the cyclic polarization technique. Despite the resistance in the PCA technique, the material proved to be fragile in polarization tests due to pitting, in addition to the positive hysteresis effect observed during the trajectories of the polarization curves. In the chemical composition analysis by X-ray fluorescence, the presence of the following elements was identified: Al, Si, Mg, Cu, Fe, P Ni, which are associated with the material formulation, where their compositions must be strictly controlled to avoid the formation of corrosion piles.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28897
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