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Título: O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores
Título(s) alternativo(s): The development of geometric thought in the early years based on Van Hiele’s Theory: contributions of a teacher training course
Autor(es): Colli, Marilda Delli
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino
Professores - Formação
Raciocínio
Prática de ensino
Geometry - Study and teaching
Teachers, Training of
Reasoning
Student teaching
Data do documento: 24-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: COLLI, Marilda Delli. O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições de um curso de formação continuada, abordando o desenvolvimento do pensamento geométrico de acordo com a Teoria de Van Hiele, para a prática pedagógica de docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi proposto, nesse âmbito, o trabalho de forma colaborativa e o uso de materiais manipuláveis como recurso pedagógico; além disso, desenvolveu-se uma proposta de ensino de geometria plana e espacial e elaborou-se um material didático para aplicação em sala de aula, a fim de incentivar o desenvolvimento do pensamento geométrico segundo os níveis de pensamento da Teoria de Van Hiele. O curso foi organizado em três etapas: fundamentação teórica a respeito do ensino de geometria e da Teoria de Van Hiele; elaboração de tarefas sobre geometria plana e espacial pautadas nos níveis de pensamento e nas fases de aprendizagem sistematizados pela e a partir da Teoria de Van Hiele; e aplicação de tarefas para validação, discussão e reformulação. Participaram da pesquisa duas professoras formadoras, três professoras da Educação Infantil e sete professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada do Norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio de questionários, aplicados antes e após o curso, gravações em vídeo dos encontros realizados via Google Meet e diário de campo. A proposta de elaborar e aplicar tarefas de geometria, nessa pesquisa, oportunizou as professoras participantes, relacionarem a teoria com a prática e assim compreender a Teoria de Van Hiele. A análise dos dados, orientada por uma abordagem qualitativa, revelou como contribuições do curso que: o ensino de geometria passou a ter mais significado, isto é, as professoras entenderam a necessidade de explorar os conhecimentos prévios de cada aluno, puderam conhecer, estudar e aplicar a Teoria de Van Hiele; adquiriram conhecimento para elaborar e aplicar tarefas de acordo com os níveis de pensamentos dos alunos; reconheceram a relevância de utilizar materiais manipuláveis no ensino de geometria, considerando-os desde o planejamento das tarefas; e constituíram um novo olhar quanto à avaliação dos alunos, com tarefas que podem conduzir a questionamentos e reflexões pertinentes para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os resultados desta pesquisa, em confluência com outros presentes na literatura, ressaltam a importância de ações de formação continuada, a exemplo do curso proposto, como forma de lidar co m as carências dos professores em matemática decorrentes de sua formação inicial, particularmente no que diz respeito à geometria e ao desenvolvimento do pensamento geométrico. Face aos resultados obtidos, como produto educacional resultante desta pesquisa de mestrado profissional, reorganizou-se um curso de formação continuada, com a descrição do desenvolvimento do pensamento geométrico de acordo com a Teoria de Van Hiele, para que os professores tenham subsídios para identificar, mobilizar e/ou promover o pensamento geométrico e aprofundamento dos conceitos básicos de geometria plana e espacial. Nesse material, disponibilizamos sugestões de tarefas, que denominamos tarefas exploratórias, elaboradas pela pesquisadora em colaboração com as professoras participantes, sinalizando práticas pedagógicas que podem favorecer a aprendizagem do aluno em geometria.
Abstract: This research aimed to investigate the contributions of a continuing education course, about the development of geometric thought according to Van Hiele’s Theory, to the pedagogical practice of teachers who work in the Early Years of Elementary School. In this ambit, a collaborative work and the use of manipulative material was proposed as pedagogical resource; in addition, a proposal for teaching plane and spatial geometry, and didactic material to be used in the classroom were developed, in order to encourage the development of geometric thought according to the levels of thinking of Van Hiele’s Theory . The course was organized in three stages: theoretical foundation regarding the teaching of geometry and Van Hiele’s Theory; elaboration of tasks on plane and spatial geometry based on levels of thinking and learning phases systematized by and based on Van Hiele’s Theory; and application of tasks for validation, discussion and reformulation. The participants were two trainer teachers, three teachers who act in Early Childhood Education and seven teachers that work in the Early Years of Elementary School from a private school in the North of Paraná. Data were collected through questionnaires, applied before and after the course, video recordings of meetings he ld via Google Meet and a field diary. The proposal to develop and apply geometry tasks, in this research, gave the participating teachers the opportunity to relate theory with practice and thus understand Van Hiele’s Theory. The data analysis, guided by a qualitative approach, revealed as contributions of the course that: the teaching of geometry became more meaningful, that is, the teachers understood the need to explore the previous knowledge of each student; they were able to know, study and apply Van Hiele’s Theory; they also acquired knowledge to design and apply tasks according to students' thinking levels; they recognized the importance of using manipulative materials in geometry teaching, considering them since task planning; and constituted a new look at the assessment of students, with tasks that can lead to questions and reflections relevant to the development of geometric thought. The results of this research, in confluence with others present in the specialized literature, emphasize the importance of continuing education actions, such as the proposed course, as a way of dealing with the teachers’ difficulties in mathematics, resulting from their initial formation, especially regarding geometry and the development of geometric thought. In view of t he results obtained, as an educational product resulting from this professional master's research, a continuing education course was reorganized, with a description of the development of geometric thought according to Van Hiele’s Theory, so that teachers have subsidies to identify, mobilize and/or promote geometric thought and go further on the basic concepts of plane and spatial geometry. In this material, we provide suggestions for tasks, which we call exploratory tasks, prepare d by the researcher in collaboration with the participating teachers, emphasizing pedagogical practices that can favor the student’s learning in geometry.
Descrição: Acompanha: Pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental: formação de professores e tarefas exploratórias
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28868
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

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