Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28801
Título: Análise de erros cometidos na resolução de problemas envolvendo equações quadráticas
Título(s) alternativo(s): Analysis of errors made in the problem solving involving quadratic equations
Autor(es): Tochetto, Lucinéia Regina
Orientador(es): Silveira, Adilson da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Equações quadráticas
Equações
Prática de ensino
Mathematics - Study and teaching
Equations, Quadratic
Equations
Student teaching
Data do documento: 3-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TOCHETTO, Lucinéia Regina. Análise de erros cometidos na resolução de problemas envolvendo equações quadráticas. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os erros cometidos por estudantes na resolução de problemas envolvendo as equações quadráticas. Participaram da pesquisa estudantes do ensino médio da rede particular de ensino. A coleta de dados se deu através da aplicação de um caderno contendo três questões envolvendo equações quadráticas. A análise de dados foi feita, então, a partir de quatorze questionários respondidos por estudantes da segunda e da terceira série, já que estes ainda estavam seguindo o sistema anterior à implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise dos dados se deu, de forma qualitativa, empregando-se a metodologia análise de erros, levando-se em conta a produção escrita dos estudantes em três questões de diferentes níveis de complexidade. A partir da produção escrita pode-se perceber que os erros não estão em encontrar a raiz das equações quadráticas, mas sim, em interpretar os enunciados, transcrever os dados para a linguagem matemática, manipular algebricamente os elementos algébricos e em executar operações aritméticas básicas. Para descrever os erros e categorizá-los, recorreu-se a diversos estudos de outros autores, em trabalhos que envolveram a análise de erros em diversos outros temas matemáticos. Desta forma, concluímos que os erros apresentados pelos estudantes se devem à defasagem nos conteúdos anteriores que servem de base para a aprendizagem do conteúdo acerca das equações quadráticas.
Abstract: The present research aimed to analyze the errors made by students in solving problems involving quadratic equations. High school students from private schools participated in the research. The data collection occurred through the application of a notebook containing three questions involving quadratic equations. The data analysis was made, then, from fourteen questionnaires answered by students of the second and third series that were still following the system prior to the implementation of the new Common Curricular National Basis (CCNB). Data analysis was carried out in a qualitative way, using the error analysis methodology, taking into consideration the students’ written production in three questions with different levels of complexity. From the written production, it is possible to realize that the errors are not about finding the roots of the quadratic equations but rather interpret the statements, transcribe data into math language, algebraically manipulate the algebraic elements and execute basic arithmetic operations. To describe the errors and categorize them, several studies by other authors were used in works that involved the analysis of errors in several other mathematical topics. In this way, we conclude that the errors performed by the students are due to the lag in the previous contents that serve as a basis for learning the content about quadratic equations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28801
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
errosequacoesquadraticas.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons