Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28657
Título: Energy IO: sistema de monitoramento de gastos residenciais – água e luz
Título(s) alternativo(s): Energy IO: residential expenses monitoring system - water and energy
Autor(es): Amaral, Gabriel Lido
Unruh, Giovanni de Rosso
Oliveira, Mateus Mello de
Orientador(es): Peron, Guilherme de Santi
Palavras-chave: Internet das coisas
Sustentabilidade
Água - Consumo
Energia elétrica - Consumo
Sensores
Internet of things
Sustainability
Water consumption
Electric power consumption
Sensors
Data do documento: 2-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AMARAL, Gabriel Lido; UNRUH, Giovanni de Rosso; OLIVEIRA, Mateus Mello de. Energy IO: sistema de monitoramento de gastos residenciais – água e luz. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O uso sustentável dos recursos naturais tem sido cada vez mais necessário devido a escassez dos mesmos, uma vez que a cada ano o consumo por parte da população aumenta e a renovação natural destes recursos diminui devido a mudanças climáticas provenientes da ação do ser humano. Devido à esta problemática, novas tecnologias têm surgido para estimular e auxiliar o consumo consciente. O projeto tem como objetivo desenvolver um sistema capaz de realizar o monitoramento do consumo de água e energia elétrica em uma residência. Através de sensores instalados na caixa d’água e em tomadas, os dados são medidos e enviados para um módulo central que possui conexão Wi-Fi. Os mesmos são processados e agregados em um banco de dados presente em um servidor na nuvem. Os dados são utilizados para elaborar relatórios de consumo e gráficos que são apresentados em uma página na internet, auxiliando o usuário a controlar seus gastos e evitar desperdícios, atendendo ao público geral. Ao final da implementação deste projeto, foi alcançado um conjunto composto por três placas distintas que juntas compõem o sistema de monitoramento, que se comprovou capaz de medir com precisão e transmitir esses dados. Com a análise dos dados obtidos, foi possível tomar consciência de que o consumo energético através de diversos dispositivos em uma residência pode ter um custo monetário significativo, muito além do que se imagina por serem aparelhos comuns do dia a dia, e também, em relação ao consumo de água ficou perceptível que é possível gastar um grande volume em pouco tempo caso não seja feito um uso consciente deste recurso.
Abstract: O uso sustentável dos recursos naturais tem sido cada vez mais necessário devido a escassez dos mesmos, uma vez que a cada ano o consumo por parte da população aumenta e a renovação natural destes recursos diminui devido a mudanças climáticas provenientes da ação do ser humano. Devido à esta problemática, novas tecnologias têm surgido para estimular e auxiliar o consumo consciente. O projeto tem como objetivo desenvolver um sistema capaz de realizar o monitoramento do consumo de água e energia elétrica em uma residência. Através de sensores instalados na caixa d’água e em tomadas, os dados são medidos e enviados para um módulo central que possui conexão Wi-Fi. Os mesmos são processados e agregados em um banco de dados presente em um servidor na nuvem. Os dados são utilizados para elaborar relatórios de consumo e gráficos que são apresentados em uma página na internet, auxiliando o usuário a controlar seus gastos e evitar desperdícios, atendendo ao público geral. Ao final da implementação deste projeto, foi alcançado um conjunto composto por três placas distintas que juntas compõem o sistema de monitoramento, que se comprovou capaz de medir com precisão e transmitir esses dados. Com a análise dos dados obtidos, foi possível tomar consciência de que o consumo energético através de diversos dispositivos em uma residência pode ter um custo monetário significativo, muito além do que se imagina por serem aparelhos comuns do dia a dia, e também, em relação ao consumo de água ficou perceptível que é possível gastar um grande volume em pouco tempo caso não seja feito um uso consciente deste recurso.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28657
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemamonitoramentogastosresidenciais.pdf.pdf5,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.