Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28653
Título: Representatividade negra no Brasil: uma análise de personagem que revela caminhos
Título(s) alternativo(s): Black representativeness in Brazil: a character analysis that reveals paths
Autor(es): Moreira, Luiza Paula
Orientador(es): Arantes, Marcos Varassin
Palavras-chave: Representações sociais
Negros - Identidade racial
Personagens de histórias em quadrinhos
Desenho animado
Social representations
Blacks - Race identity
Comic strip characters
Animated films
Data do documento: 17-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MOREIRA, Luiza Paula. Representatividade negra no Brasil: uma análise de personagem que revela caminhos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O trabalho a seguir resulta do estudo do atual cenário da representatividade negra no Brasil, com foco em animação e histórias em quadrinhos. No desenvolvimento do trabalho, será feita uma análise do personagem Jeremias, da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, a ponto de entender aspectos históricos que permeiam a representatividade negra brasileira. As metodologias utilizadas são classificadas como: Métodos específicos das Ciências Sociais, por MARCONI; LAKATOS, 2003, em Fundamentos de Metodologia Científica. A pesquisa utiliza os métodos histórico, comparativo, monográfico, estatístico e funcionalista, analisando e explicando a origem do problema da falta de representatividade, o que o caracteriza como problemático e porque a sua resolução é importante para o grupo social que mais afeta, que é a população negra. Na conclusão, um conjunto de orientações está disponível aos profissionais que tenham dúvidas quanto a formulação de um personagem representativo. O trabalho vem também, a conscientizar, os criadores de conteúdo, roteiristas, ilustradores e telespectadores da importância da representatividade negra, tanto para a formação da identidade de cada indivíduo, quanto para o movimento negro como um todo e também o que o design mercadológicamente, tem a ganhar. É essencial pensar, que o design assim como qualquer outra profissão deveria trabalhar em prol da igualdade racial e aplicar a representatividade é contribuir com isso.
Abstract: The following work results are from the study of the current scenario of black representation in Brazil, with a focus on animation and comic books. In the development of the work, an analysis will be made of the character Jeremias, from Turma da Mônica, by Maurício de Sousa, to the point of understanding historical aspects that permeate black Brazilian representativeness. The methodologies used are classified as: Specific methods of Social Sciences, by MARCONI; LAKATOS, 2003, in Fundamentals of Scientific Methodology. The research uses historical, comparative, monographic, statistical and functionalist methods, analyzing and explaining the origin of lack of representativeness, which characterizes it as problematic and why it’s resolution is important for the social group that most affects, which is the black population. In conclusion, a set of guidelines is available to professionals who have doubts about the formulation of a representative character. The work also comes to make content creators, screenwriters, illustrators and viewers aware of the importance of black representativeness, both for the formation of the identity of each individual, as well as for the black movement as a whole and also what design marketing has to win. It is essential to think that design as well as any other profession should work for racial equality and apply representativeness to contribute to this.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28653
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representatividadenegraanalisepersonagem.pdf76,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons