Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28649
Título: Design participativo e economia solidária: o papel da designer em um projeto editorial participativo
Título(s) alternativo(s): Participatory design and solidarity economy: the role of the designer in a participatory editorial project
Autor(es): Hulyk, Luciane de Carvalho
Orientador(es): Amstel, Frederick Marinus Constant Van
Palavras-chave: Designers
Projeto gráfico (Tipografia)
Desenho (Projetos)
Participação social
Graphic design (Typography)
Design
Social participation
Data do documento: 20-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HULYK, Luciane de Carvalho. Design participativo e economia solidária: o papel da designer em um projeto editorial participativo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Levando em consideração o papel da designer como projetista dos projetos que irão suprir as necessidades de consumo da sociedade, propõe-se uma reflexão sobre seu papel na transformação social. O presente trabalho reflete sobre um projeto editorial realizado de forma autogestionária junto a Incubadora de Economia Solidária da UTFPR (TECSOL) e um grupo de educadores populares do Centro de Formação Irmã Araújo (CEFURIA) associados à Rede Mandala de Economia Solidária. Para tanto, o trabalho inclui uma revisão acerca dos temas de relevância: Design Gráfico, Economia Solidária, Educação Popular e o Design Participativo, com o objetivo de compreender as possibilidades de ação da profissional designer em um contexto de trabalho autogestionário. Nesse contexto, considera-se a transição pela qual a profissão passa frente às crises do capitalismo, visando ampliar a ação e a aplicação do design para áreas não atendidas por mercados capitalistas. Para explorar essas possibilidades de ampliação, descreve-se a experiência do processo participativo que guiou a criação do projeto editorial do livro “Gestão Compartilhada para Empreendimentos Econômicos Solidários” em todas as suas etapas, inclusive na redação colaborativa. O trabalho se encerra com considerações sobre a consciência social da designer, além do papel da mesma em organizações autogestionárias.
Abstract: Considering the role of the designer as designer of the projects that will meet the needs of consumer society, a reflection on its role in social transformation is proposed. This work reflects on an editorial project carried out in a self-managed way with the Solidarity Economy Incubator of the UTFPR – Curitiba (TECSOL) and a group of popular educators of the Irmã Araújo Formation Center (CEFURIA) associated with the Mandala Network of Solidarity Economy. To this end, the work includes a review of the relevant themes: Graphic Design, Solidarity Economy, Popular Education and Participatory Design, with the aim of understanding the possibilities of action of the professional designer in a context of self-managed work. In this context, it is considered the transition through which the profession faces the crises of capitalism, aiming to expand the action and application of design to areas not served by capitalist markets. To explore these possibilities of expansion, it is described the experience of the participatory process that guided the creation of the editorial project of the book “Shared Management for Solidarity Economic Enterprises” in all its stages, including in collaborative writing. The work ends with considerations about the social consciousness of the designer, as well as its role in self-managed organizations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28649
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
designparticipativoeconomiasolidaria.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons