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Título: Revisão de literatura do público-alvo: educação especial nas universidades brasileiras utilizando uma análise de corpus textuais
Autor(es): Lima, Ronaldo Batista de
Orientador(es): Marques, Joselene
Palavras-chave: Deficiência física
Educação
Educação especial
Disabilities
Education
Special education
Data do documento: 3-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: LIMA, Ronaldo Batista de. Revisão de literatura do público-alvo: educação especial nas universidades brasileiras utilizando uma análise de corpus textuais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica quanto a temática do público-alvo da educação especial no ensino superior. Esse tema foi escolhido a partir de um contexto pessoal que nasce da experiência vivida por mim, como um estudante com deficiência, durante todos os anos em que frequentei os bancos escolares até esse momento no Ensino Superior. É feita uma análise histórica, social e política sobre a Educação Especial, enfatizando como era e, como é tratado a pessoa com deficiência nas escolas até a chegada ao Ensino Universitário. O objetivo de discorrer sobre as nossas Constituições, se faz nítido a real importância de pesquisar sobre o aluno com deficiência ao longo dos séculos em nosso país. Através do estudo das legislações anteriores pode notar que houve uma omissão legislativa no que tange a temática, e com o passar do tempo as leis em relação a Educação Especial começaram a ficar mais expressivas. O ingresso dos alunos com deficiência no ensino superior teve um histórico complicado, mostrando que mudanças passaram a existir depois de muita omissão e muita luta para que mudanças começassem a ocorrer em relação ao acesso do público-alvo da Educação Especial nas universidades brasileiras. Para validar e potencializar a importância do tema descrito foi utilizado a análise de corpus textual em textos principais que compuseram o referido trabalho. As análises usadas de similitude e nuvem de palavras permitiram verificar que as palavras destacadas em relação às maiores frequências e alto grau de relevância assertivamente representassem o foco principal do referido trabalho de revisão bibliográfica. Palavras de destaque como Deficiência e Educação ora são origem de ramificações de outras palavras importantes, ora estão envoltas em palavras expressivas, de forma que, mostra que os textos escolhidos para preparação do trabalho realmente são uma base sólida para o desenvolvimento do tema e oportuniza uma forma de leitura dinâmica do referido trabalho e chegando a um nível de compreensão do mesmo, sem conhecê-lo por inteiro.
Abstract: The present work aims to carry out a literature review on the theme of the target audience of special education in higher education. This theme was chosen from a personal context that stems from the experience lived by me, as a student with a disability, during all the years that I attended the school benches until that moment in Higher Education. A historical, social and political analysis of Special Education is carried out, emphasizing how it was and how people with disabilities are treated in schools until they reach university education. In order to discuss our Constitutions, the real importance of researching students with disabilities over the centuries in our country becomes clear. Through the study of previous legislation, it can be noticed that there was a legislative omission regarding the theme, and with the passage of time, the laws in relation to Special Education began to become more expressive. The entry of students with disabilities into higher education had a complicated history, showing that changes came into being after a lot of omission and a lot of struggle for changes to begin to occur in relation to the access of the target audience for Special Education in Brazilian universities. To validate and enhance the importance of the theme described, the textual corpus analysis was used in the main texts that made up the aforementioned work. The analyzes of similarity and word cloud used allowed us to verify that the words highlighted in relation to the highest frequencies and high degree of relevance assertively represent the main focus of the referred bibliographic review work. Prominent words such as Disability and Education are sometimes the origin of ramifications of other important words, sometimes they are wrapped in expressive words, in a way that shows that the texts chosen for the work's preparation really are a solid basis for the development of the theme and provide an opportunity for a form of dynamic reading of the referred work and reaching a level of comprehension of it, without knowing it in full.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28537
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