Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28455
Título: Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita
Autor(es): Machado, Isabela Gomes
Orientador(es): Dalto, Jader Otavio
Palavras-chave: Raciocínio
Escrita
Séries geométricas
Reasoning
Writing
Series, Geometric
Data do documento: 3-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MACHADO, Isabela Gomes. Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.
Resumo: O presente trabalho aborda o tema de possíveis tipos de raciocínios que podem ser evidenciados na resolução de uma Tarefa de Análise de Produção Escrita (TAPE). A Análise da produção Escrita é abordada como uma nova possibilidade para o ensino de matemática que promove a participação dos alunos no processo de construção do conhecimento matemático enquanto o professor se torna mediador da atividade, e trabalha em conjunto com seus alunos, isso dá ao professor uma oportunidade de rever seus métodos sequências de raciocínios podem ser consideradas como os processos que a mente desenvolve para solucionar um problema, sendo essa solução correta ou incorreta. O trabalho traz a análise de nove tarefas, resolvidas por uma aluna do 3° ano do ensino médio, sobre o conteúdo de progressão geométrica e os resultados mostram que, na maioria das tarefas, o Raciocínio Criativo está presente na construção das respostas.
Abstract: This work addresses the theme of possible types of reasoning that can be evidenced in the resolution of a Written Production Analysis Task (TAPE). The Analysis of Written Production is approached as a new possibility for the teaching of mathematics that promotes the participation of students in the process of building mathematical knowledge while the teacher becomes the mediator of the activity, and works together with his students, this gives the teacher an opportunity to review your methods. The reasoning sequences can be considered as the processes that the mind develops to solve a problem, whether that solution is correct or incorrect. The work brings the analysis of nine tasks, solved by a 3rd year high school student, on the content of geometric progression and the results show that, in most tasks, creative reasoning is present in the construction of the answers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28455
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2020_1_04.pdf6,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.