Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28087
Título: Projeto luminotécnico em ambientes didáticos
Título(s) alternativo(s): Luminotechnical project in teaching environments
Autor(es): Faucz, Ana Lucia de Lara
Balbueno, Anne Veiga
Zaramela, Pedro Henrique
Orientador(es): Bazzo, Thiago de Paula Machado
Palavras-chave: Iluminação de interiores
Energia elétrica - Consumo
Investimentos - Análise
Métodos de simulação
Interior lighting
Electric power consumption
Investment analysis
Simulation methods
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FAUCZ, Ana Lucia de Lara; BALBUENO, Anne Veiga; ZARAMELA, Pedro Henrique. Projeto luminotécnico em ambientes didáticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Comércios e serviços públicos são responsáveis pela maior parcela de consumo de energia elétrica em iluminação. Considerando que a maior conscientização da economia de energia é direcionada aos indivíduos, é importante destacar que as empresas e organizações também devem dar sua contribuição. Este trabalho apresenta um projeto luminotécnico dos novos laboratórios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, para a análise dos investimentos necessários para adequação dos níveis de luminosidade conforme norma. O projeto foi realizado através de simulações no software DIALux Evo, com a criação de 6 cenários para comparação. Os critérios e parâmetros utilizados para o seu desenvolvimento foram obtidos através da Norma Brasileira de iluminação de ambiente de trabalho. Primeiramente foram analisadas as condições atuais dos laboratórios, para então realizar as simulações no DIALux Evo. Constatou-se que com alterações de lâmpadas, luminárias, cor do ambiente e disposição das luminárias, é possível atingir os critérios da norma e melhorar a qualidade de iluminação do ambiente. A realização de projetos luminotécnicos em ambientes didáticos, principalmente em laboratórios, auxilia na melhora dos arranjos de iluminação, como também proporcionar melhor conforto visual para os usuários.
Abstract: Trading and public services are responsible for the largest share of lighting electricity consumption. Considering that the greater awareness of energy saving is aimed at individuals, it is important to highlight that companies and organizations must also make their contribution. This final paper presents a lighting project of the new laboratories of the Federal Technological University of Paraná, for standard application and investments analysis. The project was carried out through simulations in DIALux Evo software, with the creation of 6 scenarios for comparison. The criteria and parameters used for its development were obtained through the Brazilian Standard for Workplace Lighting. First the laboratories’ current conditions were analyzed, and then the simulations in DIALux Evo were performed. It has been found that by changing lamps, lighting fixture, ambient color and arrangement of lighting fixture, it is possible to meet the standard criteria and improve the ambient lighting quality. Performing lighting projects in didactic environments, especially in laboratories, assists in lighting arrangements optimization and also provides better visual comfort for students and teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28087
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2019_2_16.pdf3,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.