Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2802
Título: Linguagem científica e aprendizagem significativa em abordagem de astronomia no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Scientific language and meaningful learning in astronomy approach in elementary school
Autor(es): Spina, Fabio Augusto
Orientador(es): Sutil, Noemi
Palavras-chave: Astronomia - Estudo e ensino
Psicologia da aprendizagem
Blogs - Desenvolvimento
Análise de conteúdo (Comunicação)
Multímidia interativa
Prática de ensino
Tecnologia educacional
Ciência - Estudo e ensino
Astronomy - Study and teaching
Learning, Psychology of
Blogs - Development
Content analysis (Communication)
Interactive multimedia
Student teaching
Educational technology
Science - Study and teaching
Data do documento: 26-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SPINA, Fabio Augusto. Linguagem científica e aprendizagem significativa em abordagem de astronomia no ensino fundamental. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar contribuições e limitações referentes à utilização da tecnologia de blogs como meio de complemento pedagógico, em especial no Ensino Fundamental 2. Através do emprego de blog, espera-se fomentar o desenvolvimento e domínio da linguagem científica, e consequente compreensão de conteúdos relacionados às Ciências Naturais, ao permitir o registro e análise de temas associados à Astronomia e Ciências. A análise apresentada ao longo deste trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel e colaboradores, e no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal da Teoria de Aprendizagem de Lev Vygotsky. Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes de 5º e 9º ano em colégio particular em Curitiba, Paraná, entre os anos de 2011 e 2017. Os dados foram constituídos por registros realizados por estudantes, professores e outros participantes em blog, complementados por trabalhos desenvolvidos pelos discentes em sala de aula. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo e, para tanto, foram organizados em dois conjuntos: o primeiro refere-se aos alunos no 5º ano em 2011 e 2012; o segundo conjunto se relaciona aos mesmos estudantes em 2015 e 2016, momento em que se encontram no 9º ano. Entre os resultados obtidos destaca-se que o uso compartilhado das tecnologias de informação e comunicação (TIC) fomentou a curiosidade e interação entre os participantes do blog, fato este que pode ter contribuído para o aprimoramento do uso da linguagem e da apropriação de conceitos científicos por parte dos estudantes. Espera-se que o enfoque destinado aos blogs relatado neste trabalho sirva como uma proposta significativa para a apropriação da linguagem científica em outras realidades e níveis de ensino, e que estimule a aprendizagem continuada e colaborativa de seus participantes.
Abstract: Evaluate contributions and limitations concerning the use of blog´s technology as teaching empowering tool, especially in primary education, is the subject of this dissertation. Through the blog employment, is expected to foster the development and mastery of scientific language, and consequent understanding of content related to natural science, allowing the recording and analysis of topics related to astronomy and science. The analysis presented throughout this work is based on the assumptions of the Meaningful Learning Theory of David Ausubel and collaborators, and the Zone of Proximal Development, concept of Lev Vygotsky Learning Theory. The data consisted of records made by students, teachers and other participants in blog, complemented by work done by students in the classroom. Data were analyzed using content analysis and, therefore, were organized into two sets: the first refers to students in the 5th grade, along 2011 and 2012; the second set relates to the same students in 2015 and 2016, in the 9th grade. Among the results obtained, it is highlighted that the shared use of communication technologies (ICT) encouraged curiosity and interaction between the participants of the blog, a fact that may have contributed to the improvement of language use and ownership of scientific concepts by students. It is expected that blogs as reported in this work could be a meaningful tool for scientific language appropriation for other realities and levels of education, and encourages the continued and collaborative learning among participants.
Descrição: Acompanha produto: Linguagem científica e aprendizagem significativa em abordagem de astronomia no ensino fundamental: sugestões para elaboração e uso de blog
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2802
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Spina, Fabio Augusto_2017.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Spina, Fabio Augusto_2017_1.pdf408,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons