Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27922
Título: Learning factory 4.0: estudo de caso do laboratório de ensino 4.0 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa
Título(s) alternativo(s): Learning factory 4.0: case study of the teaching laboratory 4.0 of the Federal Technological University of Paraná - Ponta Grossa Campus
Autor(es): Rodrigues, Evelyn Mariane Silva
Fracaro, Yara Calabrez de Oliveira
Orientador(es): Yoshino, Rui Tadashi
Palavras-chave: Laboratórios
Engenharia química - Estudo e ensino
Indústrias
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Laboratories
Chemical engineering - Study and teaching
Industries
Artificial intelligence - Educational application
Data do documento: 18-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RODRIGUES, Evelyn Mariane Silva; FRACARO, Yara Calabrez de Oliveira. Learning factory 4.0: estudo de caso do laboratório de ensino 4.0 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: A Indústria 4.0 e suas tecnologias vem transformando a maneira como as organizações atuam em suas cadeias produtivas fomentando a era da digitalização, revolucionando as relações interpessoais e as formas de ensino e aprendizagem. Sendo o setor educacional um dos responsáveis em desenvolver novas habilidades e competências para proporcionar conhecimento, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de melhoria do Laboratório de Ensino 4.0 da UTFPRPG em um modelo Learning Factory 4.0. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática utilizando a metodologia PRISMA com o apoio dos softwares Mendeley e VosWier, para identificar as principais características, componentes de sustentação e os modelos de ensino Learning Factory 4.0, presentes em um ambiente de ensino focado na Indústria 4.0. Com base nesse portfólio, foi possível identificar que os elementos metodológicos e tecnológicos são essenciais para melhorar os laboratórios de ensino voltados para a Indústria 4.0 da UTFPRPG em um modelo de Learning Factory 4.0. Como proposta de melhoria metodológica o presente trabalho sugere a inserção do conhecimento teórico específico de CPS e Inteligência Artificial, e no âmbito tecnológico, investimentos em tecnologias que envolvem os pilares da Indústria 4.0, uma vez que os projetos desenvolvidos pelas disciplinas Industry 4.0 e EDP utilizam os laboratórios Living Lab e Industry 4.0 que possuem equipamentos digitalmente interconectados.
Abstract: Industry 4.0 and its technologies have been transforming the way organizations operate in their production chains, fostering the digitalization era, revolutionizing interpersonal relationships and ways of teaching and learning. As the educational sector is one of those responsible for developing new skills and competences to provide knowledge, this work aims to present a proposal for improving the Teaching Laboratory 4.0 of UTFPRPG in a Learning Factory 4.0 model. For this, a systematic review was carried out using the PRISMA methodology with the support of Mendeley and VosWier software, to identify the main characteristics, supporting components and Learning Factory 4.0 teaching models, present in a teaching environment focused on Industry 4.0. Based on this portfolio, it was possible to identify that methodological and technological elements are essential to improve UTFPRPG's Industry 4.0 oriented teaching laboratories in a Learning Factory 4.0 model. As a proposal for methodological improvement, this work suggests the insertion of specific theoretical knowledge of CPS and Artificial Intelligence, and in the technological sphere, investments in technologies that involve the pillars of Industry 4.0, since the projects developed by the Industry 4.0 and EDP disciplines use the Living Lab and Industry 4.0 laboratories that have digitally interconnected equipment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27922
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
learningfactorylaboratorioutfpr.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons