Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27914
Título: Desenvolvimento de um aplicativo para estudo de controle e simulação de processos químicos
Título(s) alternativo(s): Development of an application for the study of control and simulation of chemical processes
Autor(es): Sebastião, Gabriel Pinto
Orientador(es): Inglez, Simone Delezuk
Palavras-chave: Controle de processos químicos
Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Simulação (Computadores)
Chemical process control
Educational technology
Mobile apps
Computer simulation
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SEBASTIÃO, Gabriel Pinto. Desenvolvimento de um aplicativo para estudo de controle e simulação de processos químicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Durante o funcionamento de uma planta industrial, é comum acontecerem adversidades dadas por influências externas como perdas e falhas. Visando não desviar o que se é esperado de um produto, o controle de processos surge como forma de supervisão e correção para tais adversidades. Fazendo-se uso de um sistema de controle de processo automático um medidor sentirá as perturbações e transmitirá essa informação ao controlador, esse realizará o cálculo de uma correção e o elemento final de controle ajustará o sistema a fim de normalizar o processo. O uso de um sistema de controle de processos se mostra essencial para garantir segurança, eficiência, produtividade e reprodutibilidade, assim, o conhecimento no assunto é de suma importância. A forma encontrada para o estudo de controle de um equipamento é dada na simulação computacional do mesmo, onde o processo é representado por um algoritmo capaz de fielmente representá-lo. A demanda por simulações de processos químicos ganha cada vez mais evidência nas indústrias e ainda é grande a disposição de conhecimento acadêmico. Assim, é proposto no seguinte projeto o desenvolvimento de uma tecnologia educacional para estudo de simulação e controle de processos químicos. Com o objetivo de levantar as diferentes abordagens exploradas e publicadas sobre controle de processos químicos e simulação, uma busca exploratória sistêmica foi realizada nas principais plataformas de pesquisa de dados acadêmicos, fazendo-se uso do Methodi Ordinatio. Em seguida, visando expor conteúdo teórico de controle de processos de uma forma dinâmica e fácil acesso, foi desenvolvido o aplicativo “Sobcontrole” para Android por meio da plataforma online MIT App Inventor. Para conectar os conhecimentos teóricos com processos reais, foram desenvolvidos dois estudos de caso, que contam com simulações computacionais detalhadas sobre os processos. Por intermédio de uma atividade ministrada pelo autor, o aplicativo teve seu funcionamento testado e validado em uma turma de Controle de Processos e Instrumentação do curso de Engenharia Química da UTFPR, campus Ponta Grossa, onde por meio de um formulário, foram coletadas informações com intuito de traçar um perfil de usuário e também aceitabilidade da ferramenta educacional. Analisando os resultados obtidos pela atividade, foi percebido que há uma grande dificuldade quanto a programação de simulações, mesmo que a maior parte dos usuários já tivessem contato com essa metodologia, além disso foi apontada uma dificuldade de assimilar os conceitos teóricos com as situações reais do contexto industrial. Quanto ao uso do aplicativo, os usuários se mostraram positivos, mostrando que o aplicativo foi capaz de agrafar conteúdo de controle de processos e relacionar fundamentações teóricas a processos reais, mostrando-se assim uma tecnologia educacional eficiente que pode ser utilizada como complemento nas práticas pedagógicas docentes e na experiência discente nos cursos de Engenharia Química.
Abstract: Day by day, in the operation of an industrial plant is common to have adversities caused by external influences such as losses and failures. To do not deviate from what is expected of a product, the process control emerges as a way of supervising and correcting such adversities. Through an automatic process control system, a meter will sense the disturbances and transmit this information to the controller, which will calculate the correction, and the final control element will adjust the system in order to normalize the process. The use of the control system proves to be essential to ensure safety, efficiency and productivity, thus, knowledge of the subject is of major importance. The way found to study (development nao seria melhor?) the control of an equipment is given in its computer simulation, where the process is represented by an algorithm capable of representing it. The demand for chemical process simulations is gaining more and more evidence in industries and there is still a huge lack of knowledge in this area. So, it is proposed in the following project the development of an educational technology to study the simulation and the control system of chemical processes. With the purpose to survey different approaches explored and published on chemical process control and simulation, a systemic exploratory questionary was carried out in the main academic data research platforms, using the Methodi Ordinatio. Then, with the objective to expose the theoretical content of process control in a dynamic and easily accessible way, the application “Sobcontrole” for Android was developed through the online platform “MIT App Inventor”. In order to connect theoretical knowledge with real processes, two case studies were developed, which includes detailed computational simulations of the processes. Through an activity taught by the author, the application had its operation tested in the Process Control and Instrumentation class of the Chemical Engineering course at UTFPR, Campus of Ponta Grossa, where information was collected in order to trace the user profile as well as the acceptability of the educational tool. The results obtained by the activity showed that there is a great difficulty regarding the programming of simulations, even if most users had already had contact with this methodology. Furthermore, a difficulty in assimilating theoretical concepts with real situations was pointed out. industrial context. tava perdido aqui Regarding the use of the application, the users were positive, *with the proof * that the application was able to staple the process control content and relate theoretical foundations to real processes, thus showing itself to be an efficient educational technology that can be used as a complement to pedagogical practices professors in the Chemical Engineering courses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27914
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicativoestudocontroleprocessos.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons