Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27642
Título: Ensino da matemática para surdos: uma abordagem mediada
Título(s) alternativo(s): Teaching mathematics for the deaf: a mediated approach
Autor(es): Almeida, Teresinha Fátima de
Orientador(es): Frasson, Antonio Carlos
Palavras-chave: Estudantes surdos
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Multiplicação
Deaf students
Mathematics - Study and teaching
Learning
Multiplication
Data do documento: 2-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ALMEIDA, Teresinha Fátima de. Ensino da matemática para surdos: uma abordagem mediada. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Desde os primórdios da civilização, o homem utiliza a Matemática para compreender e organizar a sociedade, no intuito de melhorar as condições de sua existência. Dentre todo este processo de construção, o sistema educacional se torna imprescindível para a contextualização do conhecimento. Para tanto necessário se torna refletir sobre todas as nuances que se apresentam neste sistema, desde os conteúdos trabalhados, das metodologias de ensino, bem como, da clientela que se faz presente na escola a qual é constituída por diversos sujeitos e entre estes tem-se o aluno surdo. Aluno este que encontra certa dificuldade de entender todo o procedimento construção do conhecimento face que a sua língua e a língua de sinais. Neste sentido percebe-se a necessidade de analisar a relação entre a disciplina de Matemática e o aluno surdo, que constitui-se como sujeito central desse estudo. Para tanto, investigam-se novas metodologias que foram desenvolvidas no âmbito da educação, que podem facilitar o ensino dessa população. Entre essas, encontra-se a Aprendizagem Mediada, a qual é vista como uma das metodologias relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar, face à pluralidade de situações inerentes ao processo educacional e em especial, ao aluno surdo. Tal proposta, parte do princípio de que a Matemática traz em sua configuração estrutural, informações que conduzem o aluno surdo ao conhecimento sistematizado. Posto isto, objetivou-se nessa pesquisa, analisar os procedimentos didático-metodológicos que possibilitam aos alunos surdos a apropriação dos conhecimentos matemáticos, especificamente, os conhecimentos matemáticos associados à multiplicação por meio da ação mediadora do professor. Os pressupostos metodológicos da pesquisa trazem os princípios de uma pesquisa com característica aplicada, de método indutivo, com enfoque qualitativo, fundamentada nos estudos de casos múltiplos. A pesquisa conta com a participação de quatro alunos surdos, sendo que, dois desses estão matriculados no ensino regular, na Escola Estadual Padre Carlos Zelesny. Os quatro alunos frequentam o contraturno na Escola Bilíngue Geny de Jesus Souza Ribas, ambas as escolas estão situadas na cidade de Ponta Grossa - Paraná. A coleta dos dados centrou-se nas observações feitas em sala de aula nas escolas e em uma entrevista semiestruturada dividida em dois blocos. Bloco I Perfil dos respondentes e Bloco II Investigação da aprendizagem com os quatro alunos surdos via Meet, num período de quinze dias. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os dados analisados demonstram que a maioria dos entrevistados passa por obstáculos no processo da aprendizagem, especificamente nos conteúdos matemáticos. O produto educacional centrou-se na elaboração de um jogo virtual, que possui um potencial de estímulo para aprendizagem, construído a partir das dificuldades dos alunos surdos em relação à multiplicação, que servirá de auxílio para o desenvolvimento cognitivo e raciocínio lógico dos mesmos. Após a aplicação do produto para dois alunos surdos pesquisados, percebeu-se que é possível ensinar matemática de diferentes formas independente das limitações, os alunos surdos juntamente com os demais alunos em uma mesma turma são capazes de elaborar conceitos necessários que favoreça o aprendizado.
Abstract: Since the dawn of civilization, man has used Mathematics to understand and organize society, in order to improve the conditions of his existence. Among all this construction process, the educational system becomes essential for the contextualization of knowledge. Therefore, it is necessary to reflect on all the nuances that are presented in this system, from the contents worked, the teaching methodologies, as well as the clientele that is present in the school which is constituted by several subjects and among these there are the deaf student. This student finds it difficult to understand the entire procedure for building knowledge in view of his native language is sign language. In this sense, there is a need to analyze the relationship between the subject of Mathematics and the deaf student, who is the central subject of this study. Therefore, new methodologies that have been developed in the field of education are investigated, which can facilitate the teaching of this population. Among these, there is mediated learning, which is seen as one of the methodologies related to the teaching-learning process in the school environment, given the plurality of situations inherent to the educational process and especially to the deaf student. This proposal assumes that Mathematics brings, in its structural configuration, information that leads the deaf student to systematized knowledge. That said, the objective of this research was to analyze the didactic-methodological procedures that allow deaf students to appropriate mathematical knowledge, specifically, the mathematical knowledge associated with multiplication through the mediating action of the teacher. The methodological assumptions of the research bring the principles of a research with an applied characteristic, an inductive method, with a qualitative focus, based on multiple case studies. The research has the participation of four deaf students, two of which are enrolled in regular education, at Escola Estadual Padre Carlos Zelesny. The four students attend after-hours at the Geny de Jesus Souza Ribas Bilingual School, both schools are located in the city of Ponta Grossa - Paraná. Data collection focused on observations made in the classroom at schools and on a semi-structured interview divided into two blocks. Block I Profile of the respondents and Block II Investigation of learning with the four deaf students via meet, in a period of fifteen days. Data were analyzed using Bardin's (2016) content analysis. The analyzed data show that most of the interviewees go through obstacles in the learning process, specifically in mathematical content. The educational product focused on the development of a virtual game, which has a potential to stimulate learning, built from the difficulties of deaf students in relation to multiplication, which will serve as an aid for their cognitive development and logical reasoning. After applying the product to two deaf students surveyed, it was realized that it is possible to teach mathematics in different ways regardless of limitations, deaf students along with other students in the same class are able to develop necessary concepts that favor learning.
Descrição: Acompanha produção técnica: Jogo virtual da multiplicação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27642
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinomatematicasurdos.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogovirtualdamultiplicacao_produto.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons