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Título: Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG
Autor(es): Bodoni, Lucas Faccioli
Orientador(es): Olivio, Émillyn Ferreira Trevisani
Palavras-chave: Aço
Soldagem
Veículos off-road
Steel
Welding
Off-road vehicles
Data do documento: 20-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: BODONI, Lucas Faccioli. Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: O intuito deste trabalho é estudar a solda no aço SAE4130, realizada pelos processos de soldagem MAG (Gás Metal Arc Welding), com o metal de adição sendo o arame de aço carbono de baixa liga AWS A5.18 ER 70 S – 6 com diâmetro de 1,2mm e o processo TIG (TunGsten Inert Gas), com o metal de adição sendo uma vareta de aço inox AWS ER 316L com diâmetro de 1,6 mm, através da realização dos ensaios mecânicos de microdureza Vickers e ensaio de macrografia, comparando e analisando os resultados obtidos, de modo a escolher o processo de melhor resultado para a soldagem da estrutura “chassi” de um veículo do tipo mini baja SAE da equipe Procobaja. Para a realização do ensaio de microdureza Vickers foi seguida a norma ASTM E92, através do ensaio, a TIG obteve uma média de microdureza de 525,86 HV0,3, e um desvio padrão de 30,30, enquanto que o processo MAG obteve uma média de 305,28 HV0,3, e um desvio padrão de 65,19. Pela imagem obtida na macrografia e a utilização de um software CAD, foram calculadas as medidas geométricas, obtendo uma diluição de 66,95% na amostra TIG e 60,87% na amostra MAG, quanto a penetração, ela ocorreu totamente na TIG e parciamente na MAG. Depois das análises concluiu-se qual o melhor processo para ser utilizado no carro.
Abstract: The purpose of this work is to study the welding in the steel SAE4130, performed of the MAG (Gas Metal Arc Welding) welding process, with the addition metal being AWS A5.18 ER 70 S - 6 low - carbon steel wire with a diameter of 1,2mm and the TIG (TunGsten Inert Gas) process, with the addition metal being an AWS ER 316L stainless steel dipstick with a diameter of 1.6 mm, performing the Vickers microhardness tests and macrography test, comparing and analyzing the results obtained in order to choose the best result process for welding the chassis structure of a mini-SAE type vehicle of the Procobaja team. For realization the Vickers microhardness test, the standard ASTM E92 was followed, the TIG obtained a microhardness average of 525.86 HV0,3 and a standard deviation of 30.30, while the MAG obtained a mean of 305.28 HV0,3, and a standard deviation of 65.19. From the image obtained in the macrography and the use of a CAD software, the geometric measurements were calculated, obtaining a dilution of 66.95% in the TIG sample and 60.87% in the MAG sample, as for the penetration, it occurred totally in the TIG and in part in MAG. After the analysis, the best process was choose to used in the car.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27556
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