Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27293
Título: Desenvolvimento e controle de uma planta didática de um pêndulo invertido
Autor(es): Vieira, Matheus Pereira
Orientador(es): Agulhari, Cristiano Marcos
Palavras-chave: Dispositivos de treinamento simulado
Pêndulo
Sistemas de controle digital
Synthetic training devices
Pendulum
Digital control systems
Data do documento: 16-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: VIEIRA, Matheus Pereira. Desenvolvimento e controle de uma planta didática de um pêndulo invertido. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e controle de uma planta didática de um pêndulo invertido. O objetivo do trabalho é desenvolver uma alternativa de baixo custo feito com partes de uma impressora matricial e uma haste de madeira, para que assim os alunos de graduação da universidade possam exercitar seus conhecimentos teóricos de sistemas de controle em um dispositivo real. A implementação prática do controle é feita de maneira digital utilizando a plataforma Arduino, possibilitando a realização de ensaios para observar a resposta do sistema.
Abstract: This work presents the development and control of an inverted pendulum-based didact plant. The objective of the work is to create a low-cost alternative using pieces of dot matrix printing and a wooden pole, so the undergraduate students of the university can practice their control system’s theoretical knowledge in a real device. The control’s practice implementation is done in digital form by a Arduino platform, making possible execution of tests to observe the system response.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27293
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2016_2_10.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.