Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27135
Título: Quem mora no livro didático: representações de gênero nos livros de matemática na virada do milênio
Autor(es): Casagrande, Lindamir Salete
Orientador(es): Carvalho, Marília Gomes de
Palavras-chave: Identidade de gênero
Livros didáticos
Educação
Professores
Professoras
Matemática - Estudo e ensino
Gender identity
Textbooks
Education
Teachers
Women teachers
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 31-Mar-2005
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CASAGRANDE, Lindamir Salete. Quem mora no livro didático: representações de gênero nos livros de matemática na virada do milênio. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida com o objetivo de analisar as representações de gênero nos livros didáticos de Matemática para 5ª e 6ª séries na virada do milênio. Foram analisados livros didáticos do início das décadas de 1990 e de 2000. Para a realização da pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa por entender que esta se adequava à elucidação da pergunta-problema. A pesquisa é do tipo documental, sendo que os livros didáticos se constituem no campo empírico. Buscou-se conhecer como os gêneros estão representados neste instrumento de ensino por entender que os livros didáticos constituem-se num importante material de apoio para professores e professoras e principalmente para alunos e alunas, bem como, numa “morada” onde os gêneros se manifestam em diversas situações. Entende-se ainda que as representações de gênero nos livros didáticos contribuem para a construção das identidades de gênero das crianças e adolescentes. Os dados estão divididos em onze categorias definidas com base na incidência de enunciados e ilustrações que representam homens e mulheres em situações similares. Os resultados foram agrupados em dois capítulos. O primeiro foi destinado às representações de gênero no espaço público. Pôde-se perceber que tais representações ocorrem, na maioria das vezes, em papéis dicotomizados. Não se privilegia a interação entre os gêneros e tampouco a construção dos mesmos por meio desta interação. O segundo capítulo da apresentação dos resultados foi destinado à socialização das crianças por meio da família, das brincadeiras e das situações escolares. Percebeu-se que há interação entre as crianças dos distintos gêneros, porém educar e cuidar das crianças é tarefa feminina. A representação de gênero no cuidado com a família também ocorre em papéis dicotomizados. A principal diferença observada nas representações de gênero nos livros didáticos dos dois períodos (1990 à 1993 e 2000 à 2003) analisados foi o aumento do número de enunciados e ilustrações com tais representações no segundo período, porém com pouca diferença na forma e nas situações nas quais homens e mulheres são representados. Este fato demonstra que os livros didáticos não incorporaram as transformações sociais e, por conseqüência, as mudanças nas relações de gênero ocorridas nesta virada de milênio.
Abstract: This dissertation was developed with the objective of analyzing the gender representations in the Math school books for the fifth and sixth grades on the turn of the century. School books from the beginning of the decades 1990 and 2000 were analyzed. In order to make the research, I adopted the qualitative approach because I understood it was adequate to solve the problem-question. The research is one of the document type, while the school books constitute the empirical field. I searched to know how the genders are represented in this teaching tool because I understand the school books constitute an important support material for female teachers and male teachers, and mainly for female students and male students, as well as, in a “home” where the genders manifest in several situations. I also understand that the gender representations in the school books contribute to the building of the gender identities of children and teenagers. The data are divided into eleven categories defined with bases on the incidence of statements and illustrations that represent men and women in similar situations. The results were put in two chapters. The first one was destined to the gender representations in the public space. I could notice that such representations occur, most of the times, in dichotomyzed roles. The interaction between the genders is nor privileged, and neither their building by means of this interaction. The second chapter for showing the results was destined to the socialization of children through the family, playing and school situations. I noticed That there was interaction between the different genders, but teaching and taking care of the children is a feminine task. The representation of gender in the taking care of the family also occurs in dichotomyzed roles. The main difference observed in the gender representations in the school books in both periods (1990-1993 and 2000-2003) analyzed was the enhancing of the number of statements and illustrations with such representations on the second period, but with little difference in the form and in the situations in which men and women are represented. This fact shows that the school books have not incorporated the social transformations and, as a consequence, the changes in the gender relations that occurred on the turn of the century.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27135
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Casagrande, Lindamir Salete_2011.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons