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Título: Práticas de letramento em uma comunidade de assentamento de reforma agrária: uma investigação a partir de relatos de estudantes do campo
Práticas de letramento em uma comunidade de assentamento de reforma agrária: uma investigação a partir de relatos de estudantes do campo
Título(s) alternativo(s): Literacy practices in an agrarian reform settlement community: an investigation based on reports from students in the field
Literacy practices in an agrarian reform settlement community: an investigation based on reports from students in the field
Autor(es): Cordeiro, Claudia Talochinski
Orientador(es): Rohling, Nivea
Palavras-chave: Letramento
Educação rural
Educação - Metodologia
Reforma agrária
Literacy
Education, Rural
Education - Methodology
Land reform
Data do documento: 30-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORDEIRO, Claudia Talochinski. Práticas de letramento em uma comunidade de assentamento de reforma agrária: uma investigação a partir de relatos de estudantes do campo. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O presente estudo se insere no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na área de concentração de Linguagem e Tecnologia e na linha de pesquisa de Multiletramentos, discursos e processo de produção de sentido. No campo de estudos sobre os usos de leitura e escrita, o termo ‘letramento’ já foi muito confundido com alfabetização e muito tem se falado e estudado sobre o assunto. Devido à compreensão do tema, há uma amplitude de termos relacionados ao letramento como: letramento digital, multiletramentos, agência de letramento, práticas e eventos de letramento, entre outras. Diante disso, inicialmente, busca-se definir e estudar as nomenclaturas referidas aos letramentos, para, assim, realizar o objetivo principal desta pesquisa, o qual é analisar as práticas de letramentos reconstruídas nos relatos de estudantes de uma escola Assentamento de Reforma Agrária Contestado, no município da Lapa-PR. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se embasa nos novos estudos do letramento, com base nos escritos de COPE e KALANTZIS (2000; 2005; 2008; 2013), Street (1988; 2014; 2020), Kleiman (1992; 1995; 2007), dentre outros, que se inscreve no campo de estudos da linguagem, mais especificamente no âmbito da Linguística Aplicada. A metodologia utilizada atendeu os requisitos de uma pesquisa qualitativa-interpretativista, com professor participante, tendo como ferramentas metodológicas para levantamento de dados duas reuniões on-line (meets) com os participantes, questionário e produção escrita do gênero relato pessoal. A partir dos dados, foi possível perceber algumas práticas e eventos de letramentos reconstruídas nos textos dos participantes.
Abstract: This study is part of the Postgraduate Program in Language Studies (PPGEL) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), in the area of concentration of Language and Technology and in the research line of Multiliteracies, discourses and the production process of sense. In the field of studies on the uses of reading and writing, the term ‘literacy’ has been often confused with literacy and much has been said and studied about the subject. Due to the understanding of the theme, there is a range of terms related to literacy such as: digital literacy, multiliteracies, literacy agency, literacy practices and events, among others. Therefore, initially, we seek to define and study the nomenclatures referred to literacies, in order to achieve the main objective of this research, which is to analyze the practices of literacy reconstructed in the reports of students from a Contested Agrarian Reform Settlement school, in the municipality of Lapa-PR. From a theoretical point of view, the research is based on new literacy studies, based on the writings of COPE and KALANTZIS (2000; 2005; 2008; 2013), Street (1988; 2014; 2020), Kleiman (1992; 1995; 2007), among others, which are part of the field of language studies, more specifically in the field of Applied Linguistics. The methodology used met the requirements of a qualitative-interpretative research, with a participating teacher, having as methodological tools for data collection two online meetings (meets) with the participants, a questionnaire and written production of the personal report genre. From the data, it was possible to perceive some literacy practices and events reconstructed in the participants’ texts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27123
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