Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26982
Título: Proposta de potencialização do ensino/aprendizagem de Física por meio de um conjunto de experimentação em ótica de grandes dimensões
Título(s) alternativo(s): Proposal to enhance physics teaching/learning through a large optics experimentation kit
Autor(es): Pizatto, Gustavo
Orientador(es): Muller, Marcia
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Óptica
Física - Experiências
Physics - Study and teaching
Optics
Physics - Experiments
Data do documento: 27-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PIZATTO, Gustavo. Proposta de potencialização do ensino/aprendizagem de Física por meio de um conjunto de experimentação em ótica de grandes dimensões. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A utilização de experimentos em sala de aula é uma ferramenta didática importante para o ensino das ciências, principalmente da Física. Todavia, devido a diversas razões como falta de material adequado ou tempo, um número significativo de professores ainda opta por aulas tradicionais, nas quais os fenômenos físicos são expostos apenas por meio de imagens, desenhos e/ou diagramas. Isso pode ser comprovado, inclusive, nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático. Neste trabalho, é apresentado um conjunto de Ótica robusto, com um bom custo/benefício e componentes com dimensões maiores do que os comercializados atualmente. Os componentes do conjunto foram confeccionados em acrílico com dimensões que possibilitam a realização de experimentos em sala de aula. Os fenômenos podem ser visualizados pelos estudantes sem a necessidade de deslocar a turma até um laboratório. A proposta de aplicação do conjunto sugere a realização de experimentos relacionados com fenômenos de refração, reflexão total e dispersão da luz, além da verificação do comportamento da luz em dioptros planos, lâminas de faces paralelas, prismas e lentes esféricas.
Abstract: The use of experiments in the classroom is an important teaching tool for teaching science, especially physics. However, due to various reasons such as lack of adequate material or time, a significant number of teachers still opt for traditional classes, in which physical phenomena are exposed only through images, drawings and/or diagrams. This can even be proven in the textbooks approved in the National Textbook Program. In this work, a robust set of optics is presented, with a good cost/benefit and components with dimensions larger than those currently commercialized. The components of the set were made in acrylic with dimensions that allow the realization of experiments in the classroom. The phenomena can be visualized by the students without having to move the class to a laboratory. The proposal for the application of the specific set is to carry out experiments related to refraction, total reflection and light scattering phenomena, in addition to verifying the behavior of light in flat diopters, laminae with parallel faces, prisms and spherical lenses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26982
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2021_1_01.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.