Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26965
Título: Uma proposta metodológica para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem digitais usando programação por blocos
Título(s) alternativo(s): A methodological proposal for the development of digital learning objects using block programming
Autor(es): Campos, André de
Orientador(es): Szmoski, Romeu Miqueias
Palavras-chave: Programação (Computadores)
Cultura e tecnologia
Ensino auxiliado por computador
Mídia digital - Aspectos sociais
Tecnologia educacional
Computer programming
Culture and technology
Computer-assisted instruction
Digital media - Social aspects
Educational technology
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CAMPOS, André de. Uma proposta metodológica para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem digitais usando programação por blocos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: O ano de 2020 foi marcado por mudanças metodológicas impostas pela pandemia da COVID-19. Intensificou - se à necessidade de os professores inovarem e aperfeiçoarem à sua maneira de ensinar. Entende-se que, dominar, compreender novas práticas metodológicas, tornou-se obrigatoriedade entre professores atuantes na Educação Básica. Diante disso e buscando a integração entre o modelo de Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (CTPC), das Tecnologias Educacionais Digitais (TED) e/ou Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), da competência Cultura Digital (BNCC, 2017), bem como suas dimensões e subdimensões, a presente pesquisa visa oferecer um curso online por meio da Plataforma do Moodle Institucional da UTFPR a um público alvo de professores da Educação Básica. O curso versa sobre o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (OAs) digitais usando a programação por blocos oferecida pela plataforma mBlock, analisando a sua possível adaptabilidade em diferentes conteúdos e disciplinas escolares. A metodologia desenvolvida no projeto procura instrumentalizar os professores da Educação Básica atuantes no Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, propondo uma maior integração entre as tecnologias educacionais digitais e os processos de ensino-aprendizagem. Acredita-se que promover entre os professores da Educação Básica maior proficiência digital, pode ser o caminho para se conseguir atender as necessidades educacionais impostas pelas novas gerações de estudantes cada vez mais interativos, inquietos e tecnológicos. O estudo revelou que após realizar o curso online proposto nesta pesquisa, os professores manifestaram interesse em agregar a plataforma mBlock em suas aulas e conteúdos escolares em diversos níveis da Educação Básica. Percebe-se que os ganhos e conquistas proporcionados por esta metodologia, foram de grande relevância para os professores envolvidos. Contudo, a pesquisa também apontou uma emergente necessidade de os professores da rede pública buscarem atualizações metodológicas frente as tecnologias educacionais digitais, visando estreitar as lacunas entre escola, alunos e tecnologia.
Abstract: The year 2020 was marked by methodological changes imposed by the COVID-19 pandemic. The need for teachers to innovate and improve their way of teaching intensified. It is understood that mastering and understanding new methodological practices has become mandatory among teachers working in Basic Education. In view of this and seeking to integrate the model of Technological and Pedagogical Content Knowledge (CTPC), Digital Educational Technologies (TED) and/or Digital Information and Communication Technologies (TDIC), Digital Culture competence (BNCC, 2017), as well as its dimensions and sub-dimensions, the present research aims to offer an online course through the Institutional Moodle Platform of UTFPR to a target audience of Basic Education teachers. The course deals with the development of digital Learning Objects (LOs) using block programming offered by the mBlock platform, analyzing its possible adaptability in different contents and school subjects. The methodology developed in the project seeks to equip Basic Education teachers working in Elementary School - Final Years and High School, proposing a greater integration between digital educational technologies and teaching-learning processes. It is believed that promoting greater digital proficiency among Basic Education teachers may be the way to meet the educational needs imposed by the new generations of increasingly interactive, restless and technological students. The study revealed that after taking the online course proposed in this research, teachers expressed interest in adding the mBlock platform to their classes and school content at different levels of Basic Education. It is noticed that the gains and conquests provided by this methodology were of great relevance for the teachers involved. However, the research also pointed to an emerging need for public school teachers to seek methodological updates in the face of digital educational technologies, aiming to narrow the gaps between school, students and technology.
Descrição: Acompanha produção técnica: Principais conceitos teóricos e técnicos para a elaboração de objetos de aprendizagem digitais usando a plataforma mBlock
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26965
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostametodologicaobjetosaprendizagem.pdf6,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
propostametodologicaobjetosaprendizagem_produto.pdf10,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons