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Título: Determinação das localizações de dois elementos mecânicos montados sobre um eixo de transmissão de potência de forma a maximizar a frequência natural de vibração do sistema
Título(s) alternativo(s): Determination of the locations of two mechanical elements assembled on a power transmission shaft in order to maximize the system’s natural vibration frequency
Autor(es): Guerreiro, Felipe Danilo Soares
Orientador(es): Ramalho, Denise Alves
Palavras-chave: Análise modal
Vibração
Engenharia mecânica
Modal analysis
Vibration
Mechanical engineering
Data do documento: 8-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: GUERREIRO, Felipe Danilo Soares. Determinação das localizações de dois elementos mecânicos montados sobre um eixo de transmissão de potência de forma a maximizar a frequência natural de vibração do sistema. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021.
Resumo: Este trabalho consiste na aplicação da teoria de análise modal inerente ao estudo de vibrações mecânicas, para maximizar a frequência fundamental de vibração do projeto de um eixo de transmissão de potência. Considera-se um sistema mecânico de transmissão de potência, com uma engrenagem e um volante montados sobre um eixo bi apoiado. Implementou-se o método de Rayleigh de forma a se obter uma estimativa da primeira frequência natural de vibração, com propósito de se obter as posições de cada elemento e determinar qual a frequência de ressonância maximizada para sistema projetado. Outro caminho de se obter a frequência natural, preferido pelo engenheiro projetista, porém, este demande tempo e custo computacional, foi através do projeto e simulação pelo Método dos Elementos Finitos (FEM do inglês - Finite Element Method). Utilizou- se neste trabalho um software de Projeto Assistido por Computador (CAD do inglês - Computer-Aided Design) e um software de Engenharia Assistida por Computador (CAE do inglês - Computer-Aided Engineering), para realizar a modelagem e simulação, respectivamente, a fim de comparar o resultado com o valor obtido analiticamente pelo método proposto.
Abstract: This work presents the application of the modal analysis theory inherent the study of mechanical vibrations, to maximize the fundamental frequency of vibration of the design of a power transmission shaft. It is considered a mechanical power transmission system, with a gear and a flywheel element assembled on the shaft. The Rayleigh method was implemented in order to obtain a estimate of the first natural frequency of vibration, with de purpose of obtaining the positions of each element and determining the maximum resonance frequency for the projected system. Another way to obtain natural frequency preferred by the design engineer, however, this requires time and computational cost, went through design and simulation using the Finite Element Method (FEM). In this work, Computer-Aided Design (CAD) software and Computer-Aided Engineering (CAE) software were used to perform the modeling and simulation, respectively, in order to compare the result with the value obtained analytically by the proposed method.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26919
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