Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJankowski, Rosane-
dc.date.accessioned2022-01-07T14:37:19Z-
dc.date.available2022-01-07T14:37:19Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.citationJANKOWSKI, Rosane. Uma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologias. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26907-
dc.descriptionAcompanha: Uma proposta didática para o ensino de calor e temperatura com uso de tecnologiaspt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work was to develop, apply and investigate the pedagogical potential of a Teaching Sequence, having as our goal to contribute with the teaching and learning of basic Physic elements involved in the Thermology study, evidencing the importance of understanding of Temperature, Heat, and Calorimetry concepts. This putting aims the use of the TCIs, which influence the daily practice of students in the classroom, however, we used methodological resources that enable the student to learn in a meaningful and critical way, based on the frequent role of the student, so the qualitative approach was adopted, where participation and research in action was observed, through the investigation. The application of the research has as theoretical framework the theories of significant learning by David Ausubel and Marco Antônio Moreira, supporting the theories of significant and critical learning, and was applied on a Second grade of a public Highschool, in São Pedro do Iguaçu, Paraná. For drafting the initial proposal, It was used the Wordwall plataform to promote the playfulness, the Phet Colorado simulator to propose problem situations and the Google Forms to identify the previous knowledge and offer evaluative activities. However, the social isolation situation from COVID­19 pandemic, were inserted the Google Classroom as the virtual Classroom enviroment, the resources of Google Meet as the way to offer the interaction and dialogue classes about the addressed thenatics and Khan Academy platform to propound activities, also highlighting the construction of Conceptual Maps as pedagogical tools in the end of the work. In this context, the teacher role is contrasted in the learning development that contributes with the teaching and learning of the Physics footing, however, it was verified, through the data, the success of critical significant learning, which were justified by the results indicated, where the understanding of meanings is clearly observed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTermologiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectThermologypt_BR
dc.titleUma proposta didática para o ensino de termologia com uso de tecnologiaspt_BR
dc.title.alternativeA didactic proposal for the teaching of termology with the use of technologiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi desenvolver, aplicar e investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática, tendo como meta contribuir com o ensino e aprendizagem de fundamentos básicos em Física, envolvidos no estudo da Termologia, destacando a importância da compreensão dos conceitos de Temperatura, Calor e Calorimetria. Tal proposta visa a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), as quais influenciam na prática do dia a dia dos alunos em sala de aula, porém utilizou-se de recursos metodológicos que possibilitassem ao aluno aprender de maneira significativa e crítica, tendo como base o papel frequente do aluno, portanto adotou-se a abordagem qualitativa onde observou-­se a participação e a pesquisa em ação tendo por intermédio a investigação. A aplicação da pesquisa tem como referencial teórico as teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel e Marco Antônio Moreira sustentando as teorias da aprendizagem significativa e crítica, foi aplicada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, em um Colégio Estadual na cidade de São Pedro do Iguaçu, no Paraná. Para a elaboração da proposta inicial foram utilizados a plataforma Wordwall como forma de promover a ludicidade, o simulador PhetColorado para propor situações problemas e formulários do Google Forms para identificar os conhecimentos prévios e propor atividades avaliativas. No entanto, com a situação de isolamento social provocada pela pandemia Covid­19, as aulas passaram a ser ofertadas em ambiente de sala de aula virtual Google Classroom, por meio do recurso do Google Meet como forma de propor interações e aulas dialogadas sobre as temáticas abordadas e a plataforma Khan Academy para o desenvolvimento de atividades, destacando ainda a construção de Mapas Conceituais como ferramenta pedagógica ao final do trabalho. Neste contexto, destaca­se o papel do educador que vem contribuir com o ensino e aprendizagem da física, porém verificou­se, através dos dados, o sucesso da aprendizagem significativa crítica, que foram justificadas pelos resultados apontados, onde observa-­se a compreensão dos significados com clareza.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-0482-8767pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1075681738355535pt_BR
dc.contributor.advisor1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.referee2Laczkowski, Ivan Marcelo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5567-0827pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9125564173199172pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Luciano Gonsalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854189961084292pt_BR
dc.contributor.referee4Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostatermologiaensinotecnologia.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
propostatermologiaensinotecnologia_produto.pdf738,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons