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Título: A inserção da Física moderna e contemporânea no ensino médio: análise da produção em revistas da área de ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The insertion of modern and contemporary Physics in high school: analysis of production in journals in the area of science education
Autor(es): Bezerra, Lucas Brustolin
Orientador(es): Leite, Álvaro Emílio
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Física - Educação
Física - Periódicos acadêmicos
Physics - Study and teaching
Physics - Education
Physics - Scholarly periodicals
Data do documento: 18-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BEZERRA, Lucas Brustolin. A inserção da Física moderna e contemporânea no ensino médio: análise da produção em revistas da área de ensino de ciências. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O trabalho se constitui em uma revisão de literatura nas revistas classificadas nos estratos A1 e A2 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o tema inserção da Física Moderna e Contemporânea no ensino médio. Como critério para a seleção dos artigos, estabeleceu-se a presença da palavra-chave “Física Moderna” nos títulos dos artigos. O marco temporal inicial foi o ano de 2010 e o final o ano de 2019. Foram selecionados 40 artigos. A análise permitiu a criação de cinco categorias (i) Artigos que discutem a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, (ii) Artigos sobre a Física Moderna no Ensino Superior, (iii) Artigos relacionados à Física Moderna e Contemporânea e a formação de professores, (iv) Revisões de literatura ou mapeamentos sobre o tema Física Moderna e Contemporânea e (v) Outros. A partir da revisão integrativa evidenciou-se que, apesar dos tópicos referentes a FMC estarem presente na Base Nacional Curricular Comum, a existência de algumas variáveis dificulta a abordagem da FMC no ensino médio – como por exemplo, a falta de tempo, preparação do professor e até mesmo a realidade escolar. Assim, a revisão permitiu perceber que embora as tentativas de inserir a FMC não seja uma novidade, ainda é preciso buscar soluções para que a sua inserção no Ensino Médio de fato aconteça.
Abstract: This work is a literature review of journals classified in the A1 and A2 levels of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel on the theme insertion of Modern and Contemporary Physics in high school. The criterion for the selection of articles was the presence of the keyword “Modern Physics” in the titles of the articles. The initial time frame was 2010 and the final one was 2019. Forty (40) articles were selected. The analysis allowed the creation of five categories (i) Articles that discuss the insertion of Modern and Contemporary Physics in High School, (ii) Articles about Modern Physics in Higher Education, (iii) Articles related to Modern and Contemporary Physics and teacher training, (iv) Literature reviews or mappings about the theme Modern and Contemporary Physics and (v) Others. From the integrative review it was evident that, although the topics related to CMF are present in the Common National Curricular Base, the existence of some variables hinders the approach of modern physics in high school – such as, for example, the lack of time, teacher preparation and even the school reality. Thus, the review allowed us to realize that although the attempts to insert modern and contemporary physics are not new, it is still necessary to seek solutions for its insertion in high school to actually happen.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26880
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