Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26867
Título: Análise do método de gestão de riscos para concessão de crédito em uma cooperativa de crédito
Título(s) alternativo(s): Anlysis of the risk management method for granting credit in a credit cooperative
Autor(es): Costa, Victor Teófilo da
Orientador(es): Lima, Rafael Henrique Palma
Palavras-chave: Administração de risco
Cooperativas de crédito
Análise de crédito
Risk management
Banks and banking, Cooperative
Credit analysis
Data do documento: 18-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: COSTA, Victor Teófilo da. Análise do método de gestão de riscos para concessão de crédito em uma cooperativa de crédito. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gerenciamento de Projetos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade apresentara importância do gerenciamento do risco de crédito através do processo de concessão de crédito por uma cooperativa de crédito e como é seu tratamento após sua concessão para que o índice de inadimplência seja o menor possível. Conhecer o risco é imprescindível na tomada de decisão para que seu impacto seja o mais brando possível, mesmo quando esse risco venha a se tornar uma oportunidade, por isso é destacado as seis etapas do gerenciamento de riscos conforme cita o PMBoK, bem como os riscos inerentes à uma cooperativa de crédito. A pesquisa partiu de um estudo da literatura sobre a gestão de riscos e encaminhou para um estudo de caso realizado em uma cooperativa de crédito, afim de entender os riscos envolvidos durante o processo de concessão do crédito. Para isso, foram utilizadas as normas internas vigentes, um documento de planejamento anual de controles internos, formulários/checklists e também houveram diversos diálogos com os responsáveis pelo processo(área de crédito e área de riscos)para conseguir uma melhor amostra possível. Realizou-se também uma pesquisa bibliográfica como complemento ao trabalho de conclusão de curso. A pesquisa também apresenta também como funciona o processo de concessão de crédito e como é realizado o gerenciamento de risco de crédito pelo departamento de Controles Internos da cooperativa após a concessão do crédito a fim de mitigar os riscos e garantir a perenidade do negócio. Através de um estudo de caso é possível ver como o processo de concessão de crédito necessita de um gerenciamento de risco assertivo e bem estruturado para que o credor consiga ter de volta o crédito cedido ao tomador.
Abstract: This researchintends to introducethe importance of credit risk management through the process of granting credit by a credit union and how it is treated after its granting so that the default rate is as low as possible. Knowing the risk is essential in decision making so that its impact is as mild as possible, even when that risk becomes an opportunity, that is why the six stages of risk management as highlighted by the PMBoK are highlighted, as well as the risks inherent to a credit union. The research started from a study of the literature on risk management and referred to a case study carried out in a credit cooperative, in order to understand the risks involved during the process of granting credit. For that, the current internal rules, an annual internal control planning document, forms / checklists were used and there were also several dialogues with those responsible for the process (credit area and risk area) to obtain the best possible sample. A bibliographic research was also carried out as a complement to the course conclusion work. The survey also presents how the credit granting process works and how credit risk management is carried out by the cooperative's Internal Controls department after the credit is granted in order to mitigate risks and ensure the continuity of the business. Through a case study it is possible to see how the credit granting process requires an assertive and well-structured risk management so that the creditor is able to get back the credit assigned to the borrower.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26867
Aparece nas coleções:LD - MBA em Gerenciamento de Projetos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoriscoscooperativacredito.pdf862,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.