Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26818
Título: O diálogo entre literatura e cinema como proposta pedagógica humanizadora
Título(s) alternativo(s): The dialogue between literature and cinema as a humanizing pedagogical proposition
Autor(es): Melo, Weslei Chaleghi de
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Cinema e literatura
Ensino - Meios auxiliares
Humanismo na arte
Motion-pictures and literature
Teaching - Aids and devices
Humanism in art
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MELO, Weslei Chaleghi de. O diálogo entre literatura e cinema como proposta pedagógica humanizadora. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Com essa pesquisa, objetivamos demonstrar a possibilidade de se estabelecer o diálogo entre manifestações artísticas distintas, no caso, literatura e cinema, sob uma perspectiva didática que propicie, no âmbito escolar, discussões sobre questões ligadas à diversidade, inclusão social, quebra de estigmas sociais e desenvolvimento da alteridade. Buscamos, incialmente, apresentar brevemente a função social da arte e como ela pode ser inserida dentro de diversas discussões em sala de aula com enfoque na humanização. Em função disso, para estimular as reflexões sobre o poder humanizador da arte, suas teorias e relação com o contexto social, estão presentes autores como: Candido (1999; 1995, 2004), Cosson (2007), Bhabha (2007), Brito (2006), Melo (2020) e Stam (2008). Para comprovar nossa hipótese inicial – a literatura e cinema podem ser adjuntas no processo do desenvolvimento da alteridade –, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa com método interpretativista / bibliográfico, ou seja, buscamos, por meio do arcabouço teórico corpus desse trabalho, re(pensar) em práticas pedagógicas que contemplem a arte para além do seu valor estético.
Abstract: With this research, we aim to demonstrate the possibility of establishing a dialogue between different artistic manifestations, in this case, literature and cinema, under a didactic perspective that provides, in the school context, discussions on issues related to diversity, social inclusion, breaking of social stigmas and development of otherness. Initially, we seek to briefly present the social function of art and how it can be inserted into various discussions in the classroom with a focus on humanization. As a result, to stimulate reflections on the humanizing power of art, its theories and relationship with the social context, authors such as: Candido (1999; 1995, 2004), Cosson (2007), Bhabha (2007), Brito ( 2006), Melo (2020) and Stam (2008). To prove our initial hypothesis ­ literature and cinema can be combined in the process of the development of otherness ­, we opted for a qualitative research with an interpretative / bibliographic method, that is, we seek, through the theoretical framework of this work, re ( think) in pedagogical practices that contemplate art beyond its aesthetic value.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26818
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
literaturacinemapropostapedagogica.pdf423,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.