Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26735
Título: A importância do gerenciamento do tempo para o cumprimento de cronogramas de projetos de construção
Título(s) alternativo(s): The importance of time management for meeting construction project schedules
Autor(es): Julião, Paulo Henrique Rozin
Martins, Anderson Aparecido
Sousa, Ednaldo de
Alves, Roney Elias
Silva, Marcelo Pereira da
Orientador(es): Silva, Marcelo Pereira da
Palavras-chave: Administração de projetos
Administração do tempo
Construção civil
Project management
Time management
Building
Data do documento: 4-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: JULIÃO, Paulo Henrique Rozin et al. A importância do gerenciamento do tempo para o cumprimento de cronogramas de projetos de construção. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gerenciamento de Projetos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Dentro de um projeto de construção civil, os atrasos podem ser considerados como a principal causa de conflitos existentes entre as partes interessadas. Com a finalidade de se eliminar estas discordâncias entre as partes interessadas e consolidar a entrega de projetos com sucesso, as empresas de construção devem buscar a implementação de ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, onde neste tipo de situação o gerenciamento do tempo se mostra como estratégico para o sucesso do projeto. Dentro do gerenciamento de projetos, existem várias áreas de conhecimento que se mostram fundamentais para um bom planejamento e controle de projetos de construção, onde as mesmas buscam otimizar o tempo, custo, qualidade, etc. Dentro deste contexto, este presente artigo tem como objetivo identificar na literatura atualmente existente quais os processos de gerenciamento que são disponibilizados pela gestão do tempo para projetos de construção civil. Os resultados obtidos indicam que há uma dependência convergente entre a gestão do tempo e a performance de um cronograma de atividades, onde o cumprimento de um cronograma somente será obtido se a gestão do tempo for efetivamente implementada no projeto.
Abstract: In a construction project, delays can be considered as the main cause of conflicts between stakeholders. In order to eliminate these disagreements between stakeholders and consolidate successful deliveries, construction companies should seek to implement project management tools and techniques, where time management is shown to be strategic for the success of the project. Within project management, there are several areas of knowledge that are fundamental for good planning and control of construction projects, where they seek to optimize time, cost, quality, etc. Within this context, this article aims to identify in the existing literature which management processes are available by time management for construction projects. The results obtained indicate that there is a converging dependency between time management and performance of a schedule of activities, where compliance with a schedule will only be achieved if time management is effectively implemented in the project.
Descrição: Artigo publicado no IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (CONBREPRO), realizado de 04 a 06 de dezembro de 2019
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26735
Aparece nas coleções:LD - MBA em Gerenciamento de Projetos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gerenciamentotempoprojetosconstrucao.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
394,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.