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Título: Desempenho acústico de cortinas em um ambiente de sala de aula
Título(s) alternativo(s): Acoustic performance of curtains in a classroom environment
Autor(es): Breginski, Tatiane Bonfim
Orientador(es): Matoski, Adalberto
Palavras-chave: Engenharia acústica
Cortinas
Ambiente de sala de aula
Fibras têxteis
Polímeros
Absorção - Sons
Acoustical engineering
Curtains
Classroom environment
Textille fibers
Polymers
Absorption - Sounds
Data do documento: 10-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BREGINSKI, Tatiane Bonfim. Desempenho acústico de cortinas em um ambiente de sala de aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O condicionamento acústico dos ambientes possui um papel fundamental no bem-estar e na saúde dos usuários. Diversas soluções são empregadas para esse fim, como tratamento de paredes, tetos, pisos e também a utilização de esquadrias especiais. Tendo em vista que a maior perda de isolamento acústico dentro de uma edificação ocorre nas aberturas e que um ambiente acusticamente adequado é essencial para um bom aprendizado, surge a necessidade de tratamentos alternativos, de baixo custo e fácil instalação para ambientes escolares. Assim, esse trabalho tem como objetivo caracterizar o desempenho acústico de cortinas no ambiente de uma sala de aula. Para isso, foram feitas medições de absorção sonora de diferentes materiais em um tubo de impedância, para facilitar sua caracterização. Posteriormente, foi realizada uma simulação tridimensional da sala de aula no software I­SIMPA para comparações entre materiais. E por fim, foram feitas medições de respostas aos impulsos na sala de aula com determinadas cortinas. Foi observado uma redução de até 38% no tempo de reverberação em determinada frequência com a adição de cortinas no ambiente. Houve também uma redução que variou de 21,7% até 41,4% no tempo de reverberação médio da sala sem cortinas para a sala com cortinas. Mostrando que mesmo abertas, as cortinas possuem um impacto significativo na acústica do ambiente e não apenas podem, como devem também ser utilizadas para o condicionamento acústico de salas de aula.
Abstract: The acoustic conditioning of environments plays a fundamental role in the well-being and health of users. Several solutions are used for this purpose, such as the treatment of walls, ceilings, floors and also the use of special frames. Considering that the greatest loss of acoustic insulation within a building occurs in the openings and that an acoustically adequate environment is essential for good learning, there is a need for alternative treatments, which are inexpensive and easy to install for school environments. Thus, this work aims to characterize the acoustic performance of curtains in a classroom environment. For this, sound absorption measurements of different materials were made in an impedance tube, to facilitate its characterization. Subsequently, a three­dimensional simulation of the classroom was performed using the I­SIMPA software for comparisons between materials. And finally, impulse response measurements were taken in the classroom with certain curtains. A reduction of up to 38% in the reverberation time at a given frequency was observed with the addition of curtains in the environment. There was also a reduction ranging from 21.7% to 41.4% in the average reverberation time from the room without curtains to the room with curtains. Showing that even open, curtains have a significant impact on the acoustics of the environment and not only can, but should also be used for the acoustic conditioning of classrooms.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26719
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