Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26695
Título: Análise fílmica: a representação da mulher como personagem no cinema
Título(s) alternativo(s): Film analysis: the representation of women as characters in cinema
Autor(es): Taube, Jessica Maria
Orientador(es): Fukushima, Kando
Palavras-chave: Filme cinematográfico - Análise
Mulheres no cinema
Recursos audiovisuais
Desenho (Projetos)
Motion picture film - Analysis
Women in motion pictures
Audio-visual materials
Design
Data do documento: 23-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TAUBE, Jéssica Maria. Análise fílmica: a representação da mulher como personagem no cinema. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa apresenta dados da criação de uma metodologia de análise fílmica com foco na representação feminina no cinema. Através de conceitos analíticos de fotografia e psicologia, a pesquisa busca os aspectos do filme que criar a significação da representação da mulher, e como fazem isso. Essa metodologia é criada a partir de metodologias de análise já existentes, e trazendo como referência estudos da representação do feminino nas mídias imagéticas. Na validação da metodologia, são analisados alguns filmes utilizando ela como base, e o resultado esperado é uma nova maneira de analisar filmes com um olhar mais crítico sobre a representação da mulher nos filmes, e o papel do designer como criador e reprodutor de significado através da imagem cinematográfica.
Abstract: This research presents data on the creation of a film analysis methodology with a focus on female representation in movies. Through analytical concepts of photography and psychology, the research seeks aspects of the film that portray the female image, and how they do it. This methodology is created from existing analysis methodologies, and using studies of the representation of women in the media as a reference. In validating the methodology, some films are analyzed using it as a basis, and the expected result is a new way of analyzing films with a more critical look at the representation of women in the media, and the role of the designer as creator and reproducer of the image of the woman.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26695
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2020_1_06.pdf4,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.