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Título: Avaliação e reformulação de aplicativos educacionais móveis, desenvolvidos no software de programação App Inventor 2, baseadas em critérios de ergonomia e usabilidade
Título(s) alternativo(s): Evaluation and reformulation of mobile educational applications, developed in the App Inventor 2 programming software, based on ergonomics and usability criteria
Autor(es): Gordia, Vinicius Pinheiro
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Ergonomia
Software - Fatores humanos
Projeto de sistema centrado no usuário
Educational technology
Mobile apps
Human engineering
Computer software - Human factors
User-centered system design
Data do documento: 30-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GORDIA, Vinicius Pinheiro. Avaliação e reformulação de aplicativos educacionais móveis, desenvolvidos no software de programação App Inventor 2, baseadas em critérios de ergonomia e usabilidade. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: As tecnologias vêm transformando a sociedade e a vida do ser humano, tornando-se cada vez mais presentes nas rotinas e principalmente no contexto educacional. As pesquisas sobre as tecnologias digitais apontam para possibilidades do uso do smartphone como uma ferramenta de ensino, devido a sua versatilidade e ubiquidade permitida em sala de aula. Nessa pesquisa, buscou-se avaliar e reformular as características ergonômicas e de usabilidade em quatro aplicativos educacionais desenvolvidos no App Inventor 2 para o ensino de equações do segundo grau. Para realizar a avaliação e a reformulação dos aplicativos, guiamonos pela seguinte questão norteadora: “quais alterações podem ser realizadas nos aplicativos desenvolvidos por Elias (2018) para melhorar os aspectos ergonômicos e de usabilidade?”. Além disso, adotamos abordagem qualitativa, em que o pesquisador tem uma participação ativa nas etapas de avaliação, desenvolvimento e aprimoramento dos aplicativos. Iniciamos com uma revisão literária sobre autores que embasam teoricamente o uso de tecnologias na educação e sobre as mudanças que elas causam na sociedade. Os caminhos metodológicos que percorremos se tornaram uma das fontes de dados deste estudo. Para efetuarmos a avaliação, baseamo-nos em estudos sobre normatizações, padronizações e teorias de ergonomia e usabilidade disponíveis na literatura. Avaliamos os quatro aplicativos e notamos que apresentaram falhas, o que possibilitou implementação de melhorias nos quatro aplicativos reformulados indicados na versão final deste trabalho. Nesta perspectiva, por meio do software de programação App Inventor 2, realizamos reformulações nos aplicativos, evidenciando a potencialidade dessa ferramenta, bem como algumas de suas limitações. Após essas modificações, finalizamos a versão 2.0 dos quatro aplicativos, que constituem um produto educacional do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Abstract: Technologies have been transforming society and human life, becoming increasingly present in educational routines and especially in the educational context. Research on digital technologies points to possibilities of using the smartphone as a teaching tool, due to its versatility and ubiquity allowed in the classroom. In this research, we sought to evaluate and reformulate the ergonomic and usability characteristics of four educational applications developed in App Inventor 2 for teaching equations in high school. To carry out the evaluation and reformulation of the applications, we are guided by the following guiding question: “what changes can be made to the applications developed by Elias (2018) to improve ergonomics and usability aspects?”. In addition, we have taken a qualitative approach, in which the researcher has an active participation in the stages of evaluation, development and improvement of the applications. We started with a literature revision of authors who theoretically support the use of technologies in education and the changes they cause in society. The methodological paths we have taken became one of the data sources for this study. In order to carry out the evaluation, we used studies on standardization and theories of ergonomics and usability available in the literature. We evaluated the four apps and noticed that they failed, which made it possible to implement improvements in the four reformulated applications indicated in the final version of this work. In this perspective, through the App Inventor 2 programming software, we performed reformulations in the applications, highlighting the potential of this tool, as well as some of its limitations. After these modifications, we finalized version 2.0 of the four applications, which constitute an educational product for the Graduate Program in Scientific, Educational and Technological Training, at the Federal Technological University – Paraná.
Descrição: Acompanha: Aplicativos educacionais auxiliadores no ensino de equações do 2º grau
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26569
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