Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26505
Título: Modelo multicirtério de avaliação de treinamentos corporativos em modo e-learning
Título(s) alternativo(s): Multi-criteria model for evaluation of corporate training in the e-learning mode
Autor(es): Berkenbrock, Jordana Paula Bonatto
Orientador(es): Trojan, Flavio
Palavras-chave: Pessoal - Treinamento
Internet na educação
Ensino via Web
Ensino à distância
Ensino auxiliado por computador
Employees - Training of
Internet in education
Web-based instruction
Distance education
Computer-assisted instruction
Data do documento: 13-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BERKENBROCK, Jordana Paula Bonatto. Modelo multicirtério de avaliação de treinamentos corporativos em modo e-learning. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: O crescente avanço e modernização da sociedade aliado a expansão do uso de tecnologias de comunicação e informação estão atingindo diretamente as organizações, o que requer profissionais cada vez mais atualizados, competentes e habilidosos. Neste cenário, a aprendizagem corporativa tem se destacado no mercado de trabalho e a oferta de treinamentos no modelo e-learning tem sido cada vez mais comum, independentemente do tipo ou tamanho da organização. Considerando a necessidade de as empresas disporem de um sistema avaliativo para treinamentos no modelo e-learning, acredita-se que esta pesquisa contribuirá para esta lacuna do conhecimento tendo como seu objetivo geral propor e aplicar um modelo de avaliação multicritério para avaliar treinamentos corporativos ofertados à distância. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas: pesquisa bibliográfica, estruturação do modelo, apresentação do modelo, coleta de dados e aplicação do modelo e apresentação dos resultados. O modelo apresentado conta com quatro dimensões e quinze critérios, podendo ser aplicado em sua totalidade ou de forma parcial, conforme intencionalidade da organização. A aplicação do modelo ocorreu em uma organização do setor bancário onde foram avaliados doze treinamentos nas quatro dimensões e sete critérios. O processamento de dados foi realizado utilizando o método multicritério FitTradeoff para determinação dos pesos de cada critério e o método TOPSIS para o ranqueamento das alternativas. Como resultado apresentou-se um modelo de avaliação multicritério que se mostra promissor auxiliando empresas e gestores na avaliação de treinamentos corporativos no modelo e-learning, de forma prática e eficiente. Pretende-se que este modelo possa ser aplicado nos diferentes tipos de treinamento e em diferentes segmentos de empresas, podendo ser uma forma padronizada de avalição, ou ainda, ser adaptado de acordo com a realidade de cada empresa.
Abstract: The increasing advance and modernization of society, together with the expansion of the use of communication and information technologies, are directly affecting organizations, which requires increasingly updated, competent and skilled professionals. In this scenario, corporate learning gains new perspectives in the job market and the offer of training in the e-learning model has been increasingly common, regardless the kind or size of the organization. Considering the need for companies to have an evaluation system for training in the e-learning model, it is believed that this research will contribute to this knowledge gap having as its general objective to propose and apply a multi-criteria evaluation model to evaluate corporate training offered at a distance. The research was developed in five stages: bibliographic research, structuring of the model, presentation of the model, data collection and application of the model and presentation of the results. The model presented has four dimensions and fifteen criteria, which can be applied in whole or in part, depending on the organization's intentionality. The application of the model occurred in an organization in the banking area where twelve training sessions were evaluated in the four dimensions and seven criteria. Data processing was performed using the multi-criteria method FitTradeoff to determine the weights of each criterion and the TOPSIS method to rank the alternatives. As a result, a multi-criteria evaluation model was presented, which shows promise by helping companies and managers in the evaluation of corporate training in the e-learning model, in a practical and efficient way. It is intended that this model can be applied in different types of training and in different segments of companies, and can be a standardized form of assessment, or even be adapted according to the reality of each company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26505
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modeloavaliacaotreinamentoelearning.pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons