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dc.creatorPaula e Oliveira, Josiane dos Santos-
dc.date.accessioned2021-11-15T23:38:06Z-
dc.date.available2021-11-15T23:38:06Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationPAULA e OLIVEIRA, Josiane dos Santos. Estudo multicaso sobre a Indústria 4.0 na indústria automotiva. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26391-
dc.description.abstractThe present study addresses the Fourth Industrial Revolution, also known as Industry 4.0. The objective of the work was to identify how managers and leaders in the automotive sector of some companies perceive the adaptation of the Industry 4.0 models in the industry in which they operate. To achieve the proposed objective, the best adaptation of the research object to the studied context, the case study method was adopted in its variation, the multi-case study (YIN, 2001) with an analysis of 4 companies in the automobile sector. For the survey of primary data, the semi-structured interview technique was used, with the help of a script with 8 questions and applied to the 4 managers and leaders of the automobile industries. The secondary sources of data used were books, articles, videos and the website of automobile companies. For data analysis, a content analysis technique was used (Bardin, 2010). The following categories were identified from the data analysis: perception of Industry 4.0; Industry Adaptation; Future perspectives; Partnerships with the Public Sector. From the categories of analysis carried out through the identifications, the following results were selected with this research: assertive production, improvements in management due to realtime communication, processes aimed at augmented reality that avoid damage to production, cost and time reduction, constant training of employees and readjustment of some functions, generated the participation of societies in events in the segment, more effective and fast processes, time to invest in strategy, increased consumer experience, connection with government actions to leverage employment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIndustry 4.0pt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectIndustrializaçãopt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectIndustry 4.0pt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectIndustrializationpt_BR
dc.subjectRoboticspt_BR
dc.titleEstudo multicaso sobre a Indústria 4.0 na indústria automotivapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda a Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0. O objetivo do trabalho foi identificar como gestores e líderes do setor automobilístico de algumas empresas percebem a adaptação dos modelos da Indústria 4.0 na indústria em que atuam. Para o alcance do objetivo proposto, visando melhor adequação do objeto de pesquisa ao contexto estudado, foi adotado o método do estudo de caso em sua variação, o estudo multicaso (YIN, 2001) com a análise de 4 empresas do setor automobilístico. Para o levantamento dos dados primários, foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada, com o auxílio de um roteiro com 8 perguntas e aplicado aos 4 gestores e líderes de indústrias automobilísticas. As fontes secundárias de dados utilizadas foram livros, artigos, vídeos e site de empresas automobilísticas. Para análise de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2010). Identificaram-se a partir da análise de dados as seguintes categorias: percepção da Indústria 4.0; Adaptação da Indústria; Perspectivas Futuras; Parcerias com o Setor Público. A partir das categorias de análise realizadas através das entrevistas, foram obtidos os seguintes resultados com esta pesquisa: produção assertiva, melhorias na gestão devido comunicação em tempo real, processos voltados a realidade aumentada que evitam danos à produção, redução de custos e de tempo, capacitação constante dos funcionários e readequação de algumas funções, gerou envolvimento das companhias em eventos do segmento, processos mais efetivos e velozes, tempo hábil para investir em estratégias, aumento da experiência do consumidor, conexão com ações do governo para a alavancagem de emprego.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Paulo Daniel Batista de-
dc.contributor.advisor-co1Lima, Luciana Vieira de-
dc.contributor.advisor-co1Calderari, Egon Bianchini-
dc.contributor.referee1Sousa, Paulo Daniel Batista de-
dc.contributor.referee2Calderari, Egon Bianchini-
dc.contributor.referee3Lima, Luciana Vieira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em MBA em Gestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
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