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dc.creatorSpecht, Cristlove Leitzke-
dc.date.accessioned2021-11-15T22:54:17Z-
dc.date.available2021-11-15T22:54:17Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.citationSPECHT, Cristlove Leitzke. Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26382-
dc.description.abstractThis monograph intends to establish performance indicators based on the analysis of strategic objectives to assist in the management of the commercial area of a company that sells telecommunications and IT products. Gather information from the commercial area, perform analysis using the Balanced Scorecard tool, define performance indicators and develop action plan. The study is limited to the study of the Balanced Scorecard tool and performance indicators considering the four perspectives of the tool and elaboration of strategic objectives through applied research methodology. For theoretical background, a bibliographic research was performed on the concept of performance indicators, the Balanced Scorecard tool and the main elaborated objectives. As a way to meet the objective of this study, the company data was collected through semi-structured research, thus understanding the company and the business unit under study. After the strategic objectives were defined, the indicators were proposed and the goals were established, in order to present a case study with informative richness. The objectives of this study were achieved by stressing the importance of implementing performance indicators for companies to remain competitive, as a way to assist in the management of a specific area, with the possibility of deploying the indicators in a business unit and aggregating what the company does, company already has, and in addition to defining strategic objectives and goals, suggest an action plan.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComércio - Administraçãopt_BR
dc.subjectDesempenho - Indicadorespt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subjectCommerce - Administrationpt_BR
dc.subjectPerformance - Directoriespt_BR
dc.subjectBusiness planningpt_BR
dc.subjectCustomer loyaltypt_BR
dc.titleDefinição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercialpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente monografia pretende estabelecer indicadores de desempenho com base na análise dos objetivos estratégicos para auxiliar no gerenciamento da área comercial de uma empresa que comercializa produtos de telecomunicações e informática. Levantar informações da área comercial, realizar análise utilizando a ferramenta Balanced Scorecard, definir os indicadores de desempenho e elaborar plano de ação. O estudo limita-se ao estudo da ferramenta Balanced Scorecard e de indicadores de desempenho considerando as quatro perspectivas da ferramenta e elaboração dos objetivos estratégicos através da metodologia pesquisa aplicada. Para embasamento teórico, foi realizado pesquisa bibliográfica do conceito de indicadores de desempenho, da ferramenta Balanced Scorecard e dos principais objetivos elaborados. Como forma de atender o objetivo deste estudo, foi efetuado levantamento das informações da empresa através de pesquisa semiestruturada conseguindo dessa forma entender a empresa e a unidade de negócio em estudo. Após foi definido os objetivos estratégicos, proposto indicadores e estabelecido as metas, com intuito de apresentar um estudo de caso com riqueza informativa. Os objetivos desse estudo foram atingidos ressaltando a importância da implantação de indicadores de desempenho para as empresas se manterem competitivas, como forma de auxiliar no gerenciamento de uma área especifica, com a possibilidade de implantar os indicadores em uma unidade de negócio e agregando o que a empresa já possui, e além de definir os objetivos estratégicos e metas, sugerir um plano de ação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Paulo Daniel Batista de-
dc.contributor.referee1Sousa, Paulo Daniel Batista de-
dc.contributor.referee2Calderari, Egon Bianchini-
dc.contributor.referee3Lima, Luciana Vieira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em MBA em Gestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
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