Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26328
Título: O processamento da informação em arquitetura e urbanismo através de meios digitais e computacionais: uma abordagem do design paramétrico
Autor(es): Griebeler, Bárbara Rodrigues
Orientador(es): Millon, Ruben Alberto Saldias
Palavras-chave: Modelagem da Informação da Construção
Arquitetura - Projetos e plantas
Criatividade
Tecnologia da informação
Building information modeling
Architecture - Designs and plans
Creative ability
Information technology
Data do documento: 9-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GRIEBELER, Bárbara Rodrigues. O processamento da informação em arquitetura e urbanismo através de meios digitais e computacionais: uma abordagem do design paramétrico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Desde as primeiras experiências para solucionar o processamento de informação em arquitetura e urbanismo, propostas de estudo e desenvolvimento de métodos e processos através de meios computacionais, técnicas de modelagem e plataformas BIM foram levadas adiante em diferentes direções e manifestações. Isso devido ao caráter do processo de projetar, que acontece em diferentes níveis de abstração – as soluções do espaço são exploradas tanto através de meios racionais quanto abstratos. Com os avanços dos meios digitais e o surgimento das plataformas computacionais, percebe-se que muitas das soluções são aplicadas de maneira a tornarem os processos racionais, rápidos e efetivos, porém, pouco exploradas nas etapas de definições funcionais e conceituais de projetação. Dessa maneira, é necessário entender as condicionantes desse processo, tanto racional quanto criativo, bem como analisar as formas pelas quais tem acontecido. Este trabalho traz o tema da metodologia de projeto em arquitetura e urbanismo, considerando os meios computacionais e digitais como plataforma de concepção e desenvolvimento.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26328
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Digital e Tecnologia BIM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TECBIM_I_2019_02.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.