Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26326
Título: Estudo sobre a utilização de ferramentas BIM na etapa de projeto conceitual de arquitetura
Autor(es): Zancopé Junior, Moacir
Orientador(es): Tamashiro, Heverson Akira
Palavras-chave: Modelagem de informação da construção
Arquitetura - Projetos e plantas
Construção civil - Custos
Building information modeling
Architecture - Designs and plans
Building - Costs
Data do documento: 12-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ZANCOPÉ JUNIOR, Moacir. Estudo sobre a utilização de ferramentas BIM na etapa de projeto conceitual de arquitetura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O presente trabalho discute uma relação direta entre metodologia de projeto e utilização de ferramentas BIM, de forma alcançar uma proposta de fluxo de trabalho condizente com a fase inicial de projetos de arquitetura incorporando tecnologias e processos BIM. O objetivo do trabalho é, portanto, auxiliar na eficiência da elaboração da primeira proposta espacial da edificação através de melhores práticas em BIM. Para o desenvolvimento, utilizou-se do método hipotético-dedutivo, na qual parte-se da hipótese da resistência dos arquitetos quanto à utilização de ferramentas digitais e, portanto, também de ferramentas BIM, no processo de projeto conceitual de arquitetura. Dado que o “problema arquitetônico” sempre possui variáveis específicas, impossibilitando métodos rígidos, este trabalho limitou-se à discutir algumas fases mais elementares e comuns à qualquer projeto (Análise, Síntese e Avaliação) e relacioná-las ao fluxo de trabalho BIM e à algumas ferramentas de trabalho condizentes com os princípios do BIM, considerando sempre os métodos de trabalho dos arquitetos. A conclusão é de que é possível seguir o projeto de arquitetura ao nível intelectual sem limitar-se à maneira tradicional de fazê-lo. Não se trata de uma questão de escolha entre fazer de uma forma ou outra (digital ou tradicional), mas entender limitações e potencialidades de cada uma e utilizá-las corretamente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26326
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Digital e Tecnologia BIM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TECBIM_I_2019_15.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.