Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26215
Título: Intercâmbio virtual em instituições de ensino superior: avaliação do modelo de aprendizagem internacional colaborativa on-line entre IPB e UTFPR
Título(s) alternativo(s): Virtual exchange in higher education institutions: an evaluation on collaborative online international learning model between IPB and UTFPR
Autor(es): Canto, Roberta Caroline Raucher do
Orientador(es): Dergint, Dario Eduardo Amaral
Palavras-chave: Universidades e faculdades - Cooperação internacional
Intercâmbio educacional
Cooperação internacional
Multiculturalismo
Educação - Inovações tecnológicas
Universities and colleges - International cooperation
Educational exchanges
International cooperation
Multiculturalism
Education - Technological innovations
Data do documento: 15-Jul-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CANTO, Roberta Caroline Raucher do. Intercâmbio virtual em instituições de ensino superior: avaliação do modelo de aprendizagem internacional colaborativa on-line entre IPB e UTFPR. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) é impulsionada com constantes mudanças no mundo, no entanto tais mudanças impactam em toda estrutura, áreas e toda complexidade que envolve o cenário acadêmico. O comprometimento na formação internacional de futuros profissionais e a busca de alternativas para o desenvolvimento de Competência Global dos estudantes se tornam imprescindíveis e prioritárias nas IES. A Internacionalização em Casa (IeC) e o Intercâmbio Virtual visam aperfeiçoar e contribuir com o processo de aprendizagem e de desenvolvimento dos profissionais do futuro. O objetivo dessa dissertação é avaliar o Collaborative On-line International Learning – COIL, como uma proposta de intercâmbio virtual que possibilita a Internacionalização em Casa, proporcionando o desenvolvimento de competência global aos estudantes das IES. Os procedimentos metodológicos de apoio tiveram duas principais vertentes: revisão bibliográfica e estudo de caso prático do projeto de cooperação entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Identificou-se que as IES desempenham papel fundamental na promoção do desenvolvimento local e mundial e precisam estar alinhadas com as necessidades e novas características impulsionadas por novas tecnologias, ações e estratégias de internacionalização. Esta dissertação apresenta os conceitos, definições de internacionalização das IES e resultado do estudo de caso prático do COIL. Verificou-se que o modelo COIL estimula a implementação de currículos abrangentes e internacionais nas IES e promove ações de Internacionalização em Casa de modo efetivo para formação acadêmica de profissionais. Um dos principais resultados da pesquisa define o COIL como modelo de internacionalização integrado ao processo do ensino superior, que inclui práticas colaborativas utilizando Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) para conectar virtualmente discentes, docentes e IES de diferentes países em projetos de colaboração, visando à solução de problemas mútuos por meio de aprendizagens ativa. Como produto da pesquisa, elaborou-se uma estrutura de referência para implantação do modelo COIL em IES.
Abstract: The internationalization of Higher Education Institutions (HEIs) is driven by constant changes in the world, however such changes impact every structure, areas and every complexity that involves the academic scenario. Commitment to the international training of future professionals and the search for alternatives for the development of Global Competence of students become essential and priorities in HEIs. Internationalization at Home (IaH) and Virtual Exchange aim to improve and contribute to the learning and development process of the professionals of the future. The objective of this dissertation is to evaluate the Collaborative On-line International Learning – COIL, as a proposal for virtual exchange that enables Internationalization at Home, providing the development of global competence to the students of HEIs. The methodological support procedures had two main strands: literature review and practical case study of the cooperation project between the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR) and the Polytechnic Institute of Bragança (IPB). It was identified that HEIs play a fundamental role in promoting local and global development and need to be aligned with the needs and new characteristics driven by new technologies, actions and internationalization strategies. This dissertation presents the concepts, definitions of internationalization of HEIs and results of the practical case study of COIL. It was found that the COIL model encourages the implementation of comprehensive and international curricula in HEIs and promotes actions of Internationalization at Home effectively for the academic training of professionals. One of the main results of the research defines COIL as a model of internationalization integrated into the higher education process, which includes collaborative practices using Information and communication technologies (ICTs) to virtually connect students, teachers and HEIs from different countries in collaborative projects, aiming at solving mutual problems through active learning. As a product of the research, a reference structure for the implementation of the COIL model in HEIs was drafted.
Descrição: Acompanha: Estrutura de Referência para Intercâmbio Colaborativo On-line (ERICOL)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26215
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
intercambiovirtualensinosuperior_produto.pdf147,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
intercambiovirtualensinosuperior.pdf13,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons