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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Marcelo da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-13T18:51:08Z-
dc.date.available2021-10-13T18:51:08Z-
dc.date.issued2021-08-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marcelo da Silva. Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26145-
dc.description.abstractVivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMúsica e literaturapt_BR
dc.subjectMúsica e linguagempt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectMúsica e criançaspt_BR
dc.subjectPalavra cantada (Grupo de artistas)pt_BR
dc.subjectMusic and literaturpt_BR
dc.subjectMusic and languagept_BR
dc.subjectPoeticspt_BR
dc.subjectMusic and childrenpt_BR
dc.titleUma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomáticapt_BR
dc.title.alternativeA poetics of the sensitive: Palavra Cantada in rhizomatic perspectivept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoVivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-2464-2342pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8437920851828294pt_BR
dc.contributor.advisor1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3046-7317pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922087976096217pt_BR
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3046-7317pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922087976096217pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Eliane Aparecida Galvao Ribeiro-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-2564-4270pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6471791031294211pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Rogerio Caetano de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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