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Título: Comportamento da geração Y no mercado de trabalho: estudo de caso de um time de líderes de uma empresa do setor farmacêutico
Título(s) alternativo(s): Generation Y behavior in the labor market: a case study of a team of leaders of a company in the pharmaceutical sector
Autor(es): Ikuta, Nayara Manzutti
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Comportamento humano
Mercado de trabalho
Geração Y
Human behavior
Labor market
Generation Y
Data do documento: 17-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: IKUTA, Nayara Manzutti. Comportamento da geração Y no mercado de trabalho: estudo de caso de um time de líderes de uma empresa do setor farmacêutico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: O estudo do comportamento humano no ambiente de trabalho permite compreender as relações dos indivíduos entre si no meio corporativo. Esse meio se compõe de pessoas de diferentes gerações que coadunam entre si formando o meio de trabalho. É importante ressaltar que as diferenças de comportamentos, crenças, cultura, expectativas, entre outras características que indivíduos de gerações diferentes possuem, interferem diretamente no meio corporativo. Diante do exposto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o comportamento da geração Y no mercado de trabalho, tendo como parâmetros times de líderes de uma indústria farmacêutica, no intuito de compreender o modelo de Gestão de Pessoas, e respectivamente, o comportamento organizacional. Metodologicamente, utilizou-se abordagem Qualitativa, com método Estudo de Caso. Dos resultados, identificou-se características do comportamento de uma liderança da geração Y, tais como: gestão participativa, autonomia, comunicação clara e efetiva, valorização do relacionamento interpessoal, que são prerrogativas dessa geração.
Abstract: The study of human behavior in the workplace allows us to understand the relationships between individuals in the corporate environment. This environment is composed of people of different generations that coexist among themselves, forming the work environment. It is important to emphasize that differences in behavior, beliefs, culture, expectations, among other characteristics that individuals of different generations have, interfere directly in the corporate environment. Given the above, this research aims to analyze the behavior of Generation Y in the labor market, having as parameters teams of leaders of a pharmaceutical industry, in order to understand the model of People Management, and respectively, the organizational behavior. Methodologically, a Qualitative approach was used, with the Case Study method. From the results, characteristics of the behavior of a Generation Y leadership were identified, such as: participatory management, autonomy, clear and effective communication, appreciation of interpersonal relationships, which are prerogatives of this generation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26136
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