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dc.creatorSilva, Lucas Basilio da-
dc.date.accessioned2021-09-14T12:45:51Z-
dc.date.available2021-09-14T12:45:51Z-
dc.date.issued2021-05-17-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Basilio da. Projeto conceitual de sistema de direção para um fórmula SAE elétrico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26008-
dc.description.abstractThis paper presents the dimension of Steering System of an electric Formula car from the UTForce eRacing team for a competition promoted by SAE Brasil. The first stage focuses on concepts and parameters such as: Ackerman geometry, radius of curve, among others, that influence the performance of the Electric Formula in curves. Through the evaluation matrix and Ashby diagram, the materials for the pinion and rack set and used Kanban tool for task management were selected. From the analysis of fatigue by flexion, the work evaluates the dimensioning of the steering box and the elements of machines belonging to the steering system. Thus, the study contains static simulation and fatigue analysis on the elements: pinion and rack. From this, the system was prototyped by means of additive manufacturing to avoid future geometric failures. At the end of the project, the results show 99.9% reliability and a safety factor equal to 1,45.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectDireção de automóveispt_BR
dc.subjectCompetiçõespt_BR
dc.subjectEngenharia de protótipospt_BR
dc.subjectLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectAutomobile drivingpt_BR
dc.subjectContestspt_BR
dc.subjectPrototypes, Engineeringpt_BR
dc.subjectFault location (Engineering)pt_BR
dc.titleProjeto conceitual de sistema de direção para um fórmula SAE elétricopt_BR
dc.title.alternativeConceptual design of steering system of a formula SAE electricalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo dimensionar o Sistema de Direção de um carro tipo Fórmula elétrico da equipe UTForce eRacing para competição promovida pela SAE Brasil. A primeira etapa concentra-se em conceitos e parâmetros tais como: geometria de Ackerman, raio de curva, entre outros, que influenciam na performance do Fórmula Elétrico em curvas. Através da matriz de avaliação e diagrama de Ashby foi selecionado os materiais para o conjunto pinhão e cremalheira e utilizado a ferramenta Kanban para gestão de tarefas. A partir da análise de fadiga por flexão, o trabalho avalia o dimensionamento da caixa de direção e os elementos de máquinas pertencentes ao sistema de direção. Assim, o estudo contém a simulação estática e análise a fadiga nos elementos: pinhão e cremalheira. A partir disso, foi feita a prototipagem do sistema por meio de manufatura aditiva para evitar futuras falhas geométricas. Ao final do projeto os resultados apresentam 99,9% de confiabilidade e fator de segurança igual a 1,45.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Okida, José Roberto-
dc.contributor.referee1Okida, José Roberto-
dc.contributor.referee2Silva, Mario José Van Thienen da-
dc.contributor.referee3Alves, Alexandre de Castro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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